Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1722
Título: A Literatura infantil e o trabalho pedagógico de matemática em turmas de escolarização do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Amanda Ribeiro da
Orientador(ra): Santos, Francely Aparecida dos
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Januario, Gilberto
Ghelli, Kelma Gomes Mendonça
Castro, Claudia Alves de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino;Literatura infantojuvenil;Aprendizagem;Práticas de ensino
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 19-Abr-2024
Resumo: A pesquisa retratada nesta dissertação tem por objetivo geral o de analisar o trabalho pedagógico realizado com a Literatura Infantil nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. E por objetivos específicos, os de a) discutir a concepção de Literatura Infantil manifestada pelos estudantes do 2º ano de escolarização; b) discutir as possibilidades de realizar a Alfabetização Matemática com a Literatura Infantil; c) discutir as práticas literárias utilizadas pelas professoras do 2º ano de escolarização; e d) debater sobre a importância do trabalho pedagógico de Matemática e a Literatura Infantil no cotidiano da sala de aula do Ensino Fundamental. O problema apresentado para esta pesquisa foi: a Literatura Infantil faz parte dos processos de ensinar e aprender Matemática em turmas do 2º ano de escolarização? O estudo tem abordagem qualitativa, com a realização de Pesquisa de Campo e de Revisão de Literatura. As técnicas utilizadas para a coleta de informações e dados foram a realização de atividades didáticas e pedagógicas relacionadas a Literatura Infantil e Matemática com os estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais na cidade de Montes Claros, e de entrevistas semiestruturadas a oito professoras de três escolas da mesma rede de ensino, atuantes na mesma cidade, dentre elas a da turma onde as atividades foram desenvolvidas. Como resultados da realização de atividades didáticas e pedagógicas apontamos que a utilização da Literatura Infantil nas aulas de Matemática oportuniza a reflexão ou diálogo sobre os elementos, os aspectos, as ideias, os conceitos matemáticos e outras áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências e outras. Identificamos, pelas narrativas das professoras, que elas evidenciam uma organização didática e pedagógica para iniciar um trabalho com a Literatura Infantil em sala de aula, além de terem autoridade na hora de planejar, mas não vimos nas respostas delas a presença desse trabalho com a Matemática.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1722
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Amanda Ribeiro da_A Literatura infantil e o trabalho pedagógico_2024.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.