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Título: O Ensino Religioso em MG e a Educação das Relações Étnico-Raciais: uma análise do PIBID de ER desenvolvido a partir de uma Educação Antirracista
Autor(es): Costa, Elen Sabrina Assis
Orientador(ra): Horácio, Heiberle Hirsberg
Membro(s) Banca: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Delfino, Leonara Lacerda
Palavras-chave: Ensino Religioso – Estudo e ensino – Minas Gerais;Currículos – Análise;Relações étnicas;Relações raciais;Antirracismo;Diretrizes curriculares nacionais – Análise;Base Nacional Comum Curricular – Análise;PIBID de Ensino Religioso – Unimontes
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 19-Mar-2024
Resumo: Esta dissertação é relacionada à Educação para as Relações Étnico-Raciais, e de uma Educação Antirracista, e os dispositivos legais orientadores do Ensino Religioso, sendo eles: a Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso, o Currículo Referência de Minas Gerais de Ensino Religioso, e as Diretrizes Curriculares da Licenciatura em Ciências da Religião. Além disso, ela trata da atuação do PIBID de Ensino Religioso da Unimontes, de 2023, que foi sido realizado orientado por uma Educação Antirracista. Designadamente, esta dissertação buscou observar se os documentos orientadores do Ensino Religioso têm demarcado explicita e nominalmente que a disciplina de Ensino Religioso seja pautada pelo combate ao racismo, e pela valorização das pessoas, produções e expressões afro-brasileiras, bem como verificar como pode ser a realização prática dessas legislações e currículos em sala de aula, através da observação de um programa de iniciação à docência, o PIBID de Ensino Religioso. Para tanto, apresentamos, no primeiro capítulo, as legislações relacionadas à Educação para as Relações Étnico-Raciais, e à Educação Antirracista. No segundo capítulo examinamos se os documentos que orientam o professor e a professora de Ensino Religioso trazem elementos explícitos e nominais para uma Educação das Relações Étnico-Raciais, para uma Educação Antirracista. Os documentos que foram mobilizados no segundo capítulo são as Diretrizes Curriculares Nacionais de Licenciatura em Ciências da Religião, utilizado nas licenciaturas em Ciências da Religião, área base do Ensino Religioso; e também a BNCC de Ensino Religioso, e o Currículo Referência de Minas Gerais-Ensino Religioso, documentos que orientam o trabalho do professor e da professora de Ensino Religioso nas escolas. No terceiro capítulo tratamos do trabalho realizado pelo PIBID de Ensino Religioso enquanto uma possibilidade para um Ensino Religioso Antirracista, já que o mesmo tinha a proposta de desenvolver uma Educação Antirracista.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1728
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