Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1736
Título: O uso das TDIC no Ensino Remoto Emergencial na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
Autor(es): Caldeira, Elisa Maia Velloso
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Martins, Antônio Carlos Soares
Lacerda, Marcelo Miranda de
Palavras-chave: Ensino superior - Efeito das inovações tecnológicas;COVID-19, Pandemia de, 2020-;Ensino à distância;Professores universitários - Metodologia de ensino;. Universidade Estadual de Montes Claros - Estudo e ensino
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 29-Set-2023
Resumo: A educação vem enfrentando diversas mudanças ao longo de sua história, dentre elas, a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino – aprendizagem. Com o surgimento da pandemia da Covid-19, o uso das TDIC tornou-se imprescindível para a continuidade do processo de ensino - aprendizagem. Isso impôs aos professores uma realidade muito diferente daquela à qual eles estavam acostumados, visto que muitos não tinham familiaridade ou conhecimento dessas tecnologias. Esses fatores intensificaram as atribuições relacionadas à docência, alterando, de forma significativa, as relações de trabalho do docente. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi avaliar o uso das tecnologias digitais durante a pandemia e os impactos sobre a atuação profissional dos professores. Para isso, uma pesquisa ̶“Observatório Tecnologias Digitais e Educação” ̶, foi realizada pelo Educar ̶ Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação, da UNIMONTES - , no ano de 2021, em que foi proposto analisar os usos e impactos das TDIC no ensino remoto da educação superior no Brasil adotado pelas Instituições do Ensino Superior - IES durante a Pandemia da Covid-19, no período de 2020/2021. Assim, esta pesquisa constitui-se de recortes de uma pesquisa maior, sob a delimitação de analisar os usos e impactos das TDIC no ensino remoto na educação superior adotado pela UNIMONTES durante a Pandemia da Covid -19. Os procedimentos técnicos utilizados foram: uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico; um levantamento mediante formulário online para identificar e analisar a opinião dos sujeitos envolvidos no processo sobre o uso das TDIC no ensino remoto no contexto da pandemia, além da entrevista narrativa. Os sujeitos da pesquisa foram 144 professores dos cursos de educação superior da UNIMONTES. O critério de seleção dos sujeitos contemplou os professores atuantes nas subáreas humanas, exatas, biológicas e da saúde, que utilizaram as TDIC durante o ensino remoto emergencial, e que se dispuseram a participar deste trabalho. Os dados qualitativos foram submetidos à análise descritiva por meio do SPSS 20.0; os cálculos de frequência das respostas relacionadas à satisfação de professores foram apresentados em gráficos da escala Likert; e as associações fizeram-se pelo método de Pearson e teste Qui-quadrado. Para os dados quantitativos, realizou se a análise de variâncias a 5% de significância, e as diferenças das médias foram feitas pelo teste F. Os dados deste estudo evidenciaram que o domínio das TDIC foi fator que contribuiu para aumentar a insatisfação de professores durante a pandemia, uma vez que professores com dificuldade de domínio das tecnologias, associada à ausência de formação adequada da IES, tiveram aumentada sua carga de trabalho e, consequentemente, desenvolveram maior insatisfação. Além disso, os resultados indicaram que a prevalência de professores insatisfeitos se deu principalmente pela falta de metodologia, pouca interação com os estudantes, baixo domínio das TDIC e, também, dificuldades técnicas de equipamento e conexão da internet. Esses dados sugerem que as políticas públicas em todas as esferas de gestão da educação devem ser remodeladas para o contexto do uso e domínio das TDIC, a fim de possibilitar que os docentes trabalhem de maneira satisfatória, propiciando um ensino de qualidade e protegendo a saúde de alunos e professores.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1736
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caldeira, Elisa Maia Velloso_O uso das TDIC no ensino remoto emergencial_2023.pdf5,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.