Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/433
Título: Entre a imagem e a prosa: caminhos para a produção de crônicas numa abordagem crítica e multimodal
Autor(es): Lopes, Dileide Ferreira Silva
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Produção textual;Crônicas;Multimodalidade;Perspectiva crítica
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 26-Mai-2020
Resumo: A presente pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual de Montes Claros – (MG) e apresenta resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental II. Buscou-se avaliar em que medida um trabalho com foco em ações de linguagem desenvolvido por meio do ensino da produção de crônicas e de colagens, visando estimular a reflexão e a participação cidadã, poderá contribuir para ampliar a competência comunicativa crítica dos participantes da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se uma produção inicial a fim de diagnosticar as habilidades e fragilidades dos participantes/alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da escola estadual Venceslau Brás. Partindo dessa produção, foi elaborada uma proposta educacional de intervenção, cujo foco foi a expressão crítica multimodal, como meio a potencializar as habilidades dos alunos em usar a linguagem escrita para posicionarem-se com autonomia e criticidade como enunciadores dos textos que escrevem. As aulas foram distribuídas em 6 módulos em um total de 24 h/a, cuja fundamentação teórica foi norteada pelas considerações de gêneros textuais/discursivos trazidas por Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008). Também usamos as contribuições da corrente teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (2012), da análise dos procedimentos para construção da sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004), das considerações que fundamentam a produção escrita com as contribuições do ISD realizadas por Dolz, Gagnon e Decândio (2010). Além de estudos sobre multimodalidade a partir de Kress e Van Leewen, apresentados por Natividade e Pimenta (2009). Os resultados apontam que a leitura de textos multimodais associada às práticas constantes de produção/reescrita são algumas das estratégias eficazes que possibilitam ao aluno usar a funcionalidade da leitura e da escrita de forma mais consciente e crítica. Destaca-se, também, a utilização de diferentes ambientes de circulação do texto como uma necessidade ao trabalho com produção textual, pois permite a ampliação dos prováveis leitores, além de ressignificar a tarefa de produção escrita.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/433
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DILEIDE FERREIRA SILVA LOPES.pdfEntre a imagem e a prosa: caminhos para a produção de crônicas numa abordagem crítica e multimodal4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.