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Título: A variação de ‘Tu’ e ‘Você’ no português falado e escrito em Lontra - MG
Autor(es): Reis, Zenilda Mendes dos
Orientador(ra): Coelho, Maria do Socorro Vieira
Membro(s) Banca: Barbosa, Liliane Pereira
Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago
Palavras-chave: Formas de tratamento ‘tu’ e ‘você’;Português mineiro;Variedades linguísticas;Educação linguística;Proposta de Ensino
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 15-Mar-2019
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação é o uso diferente dos pronomes de tratamento ‘tu’ e ‘você’, fenômeno linguístico do português falado e escrito pelos moradores da cidade de Lontra, norte de Minas Gerais, representados pelos sujeitos desta pesquisa, os alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Guimarães Rosa, Lontra/MG. Seu objetivo foi pesquisar a alternância de uso do ‘tu’ e do ‘você’ em contextos variados de interlocução identificados na oralidade e na escrita daqueles alunos, bem como as crenças e atitudes negativas consequentes do uso dessa variação. A investigação norteou-se pelas teorias da Sociolinguística laboviana, da Dialetologia, da Geografia Linguística, da vertente Sociolinguística Educacional e pelos postulados sobre Crenças e Atitudes Linguísticas. Foram levantadas as seguintes hipóteses: a) o que acontece na cidade de Lontra é um caso de variação linguística e pressupõe-se que fatores estruturais e não estruturais influenciam essa alternância; b) atualizar as práticas de ensino voltadas para a educação linguística levará os discentes à aquisição de normas linguísticas de prestígio e à ampliação de seu repertório linguístico. Quanto à metodologia, do ponto de vista da abordagem ao problema, utilizou-se a proposta laboviana e, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa-ação. Os resultados apontaram variação no uso das formas de tratamento, tu versus você e suas variantes ocê e cê, tanto nos dados da modalidade oral, quanto nos da escrita; evidenciaram a influência de fatores estruturais e não estruturais no uso das formas linguísticas em estudo e a existência de crenças equivocadas e atitudes que geram preconceito linguístico, principalmente, em relação ao uso da variante ‘tu’ em que o grau de intimidade revela proximidade entre pessoas conhecidas; comprovaram, ainda, a interferência da oralidade sobre uso das formas ‘tu’ e ‘você’ na escrita dos alunos. A partir desses resultados, elaborou-se e implementou-se uma proposta de ensino cujo objetivo foi promover a educação linguística e uma aprendizagem condizente da variedade culta da língua, por meio do ensino do ‘tu’ e do ‘você’ segundo a norma padrão de concordância verbal do Português Brasileiro.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/439
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