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Título: Redes sociais: Possibilidades para desenvolvimento de práticas argumentativas
Autor(es): Silva, Leila Tupinambá
Orientador(ra): Vieira, Fábia Magali Santos
Membro(s) Banca: Riberio, Ana Elisa Ferreira
Martins, Antônio Carlos Soares
Palavras-chave: redes sociais;interatividade;produção de textos;argumentação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 12-Ago-2015
Resumo: As redes sociais se configuram como recurso do qual educadores podem se apropriar, descobrindo e explorando o seu potencial e maneiras produtivas de utilizá-las no processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições das redes sociais como recurso pedagógico no desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção de textos argumentativos nas séries finais do Ensino Fundamental. Assim, a partir de dificuldade diagnosticada em turma de 9º ano de escola da rede pública municipal de Montes Claros - Minas Gerais, com relação à argumentação, e considerando, ainda, o expressivo interesse dos estudantes por tecnologias digitais e sites de redes sociais, surgiu a necessidade de propor um projeto educacional de intervenção que viesse superar ou, ao menos, minimizar as dificuldades verificadas na turma. A práxis, então, consistiu em trabalho desenvolvido a partir do desdobramento ação-reflexão-ação, com abordagem ancorada na teoria interacionista de Bakhtin (1997), estudos teóricos de Coscarelli (2005) e Xavier (2005; 2009), sobre o uso das tecnologias no contexto educacional, bem como em apontamentos de Silva (2002), sobre interatividade e suas implicações na educação; Recuero (2009), em seu estudo sobre redes sociais na internet, entre outros autores, também de fundamental importância, como Charaudeau (2010) e Koch (1996) e suas contribuições sobre o texto argumentativo. Realizada sob a perspectiva da pesquisa-ação e utilizando, em suas análises, as abordagens quantitativa e qualitativa, esta pesquisa é do tipo aplicada, por seu caráter pragmático, sendo voltada à aplicação prática para resolução de problemas específicos e, em relação aos objetivos, é do tipo explicativa. Desse modo, por meio da criação de grupo fechado no Facebook, verificamos que a rede social, como ambiente que prima pela interatividade, constitui-se como locus de práticas sociodiscursivas, favorecendo, então, o diálogo, a interatividade e a troca de conhecimentos na discussão sobre os temas abordados. Levando em consideração os resultados alcançados, foi possível constatar, então, que o trabalho com redes sociais, quando devidamente mediado pelo professor, colabora sobremaneira para promover reflexão e posicionamento crítico. Possibilita, portanto, o desenvolvimento de práticas argumentativas, contribuindo, conseguintemente, para minimizar dificuldades dos estudantes relacionadas à produção de textos argumentativos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/468
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