Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/491
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fábia Magali Santos-
dc.contributor.authorSilva, Zenilda Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-11-05T16:36:03Z-
dc.date.issued2018-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/491-
dc.description.abstractThe research "The internet's meme genre: dialogism and semiotic in textual construction" aimed to answer if students of the ninth grade A, from State School Professor Dulce Sarmento, after assisted with interventive theories and practices, would be able to read and understand multimodal texts permeated by dialogism. Therefore, we proposed the development of an Intervention Educational Project, privileging the multisemiotic and dialogic reading in digital contexts. The primary objectives of this investigation were: exploring theoretical-methodological knowledges inherent to the process of critical reading of multimodal texts; planning, executing and evaluating an Intervention Educational Project to develop critical reading skills; presenting the results of research, identified in students‟ reading practices, analyzing the elements that reveal the understanding of multimodal texts. For this purpose, we have adopted methodologies, using memes, in the perspective of action research, and participant and applied research, privileging, in this way, the qualitative aspect, anchoring ourselves in the theory proposed by Thornburg (1996), entitled "Metaphors for learning in the 21st century". The data were collected through participant observation, application of a questionnaire, focal group, diagnostic activity, execution of the Intervention Educational Project and a final activity. The theoretical framework was preponderant to find studies already executed by renowned authors, such as Freire (1989), Coscarelli (2005), Leffa (1996) concerning the critical reading; Bakhtin (2011), Bronckart (1999) and Marcushi (2008) about discursive gender; Bakhtin (2002, 2006) regarding dialogism; Deely (1990) and Pimenta (2001) defending Social Semiotics; Rojo (2012), Felinto (2007), Fontanella (2009), Dionísio (2014), Xavier (2016), Kress and Van Leeuwen (2006) and Ribeiro (2003, 2016), referring to multiliteracy, multimodality, hypertextuality and memes, among other authors. The results of this study revealed that teaching practices through multimodal texts, with the help of Information and Communication Technologies, can provide reading skills that are essential to the students‟ lives. We believe in the relevance of this research to education, as it may foster discussions and methodological changes in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectGênero Memespt_BR
dc.titleO gênero meme da Internet: dialogismo e semiótica na construção textualpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaLinguistica, Letras e Artespt_BR
dc.subject.subareaLinguisticapt_BR
dc.description.resumoA pesquisa “O gênero meme da internet: dialogismo e semiótica na construção textual” objetivou responder se os estudantes do nono ano A, da Escola Estadual Professora Dulce Sarmento, após serem subsidiados com teorias e práticas interventivas, estariam aptos a ler e compreender textos multimodais, permeados pelo dialogismo. Para tanto, propusemos desenvolver um Projeto Educacional de Intervenção, privilegiando a leitura multissemiótica e dialógica, em contextos digitais. Os objetivos primordiais desta investigação foram: explorar conhecimentos teórico-metodológicos inerentes ao processo de leitura crítica dos textos multimodais; planejar, executar e avaliar um Projeto Educacional de Intervenção para desenvolver habilidades de leitura crítica; apresentar os resultados de investigação, identificados nas práticas de leitura dos estudantes, analisando os elementos que revelam a compreensão de textos multimodais. Para isso, adotamos metodologias interventivas, utilizando os memes, na perspectiva da pesquisa-ação, da pesquisa participante e aplicada, privilegiando, dessa forma, o aspecto qualitativo, ancorando-nos na teoria proposta por Thornburg (1996), intitulada “Metáforas para o aprendizado no século XXI”. Os dados foram coletados por meio da observação participante, da aplicação de um questionário, do grupo focal, uma atividade diagnóstica, da execução do Projeto Educacional de Intervenção e de uma atividade final. O referencial teórico foi preponderante para o levantamento dos estudos já realizados por autores renomados, tais como Coscarelli (2005) e Leffa (1996) sobre a leitura crítica; Bakhtin (2011), Bronckart (1999) e Marcushi (2008) relativos ao gênero discursivo; Bakhtin (2002, 2006) a respeito do dialogismo; Deely (1990) e Pimenta (2001) defendendo a Semiótica Social; Rojo (2012), Felinto (2007), Fontanella (2009), Dionísio (2014), Xavier (2016), Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2003, 2016), referente ao multiletramento, multimodalidade, hipertextualidade e memes, dentre outros autores. Os resultados deste estudo revelaram que as práticas de ensino por meio dos textos multimodais, com auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação, podem proporcionar ao estudante a aquisição de habilidades leitoras que o possibilite a exercer a cidadania. Acreditamos na relevância desta pesquisa à educação, visto que poderá fomentar discussões e mudanças metodológicas no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2021-11-06T16:36:03Z-
dc.contributor.refereeMendes, Maria Aparecida Colares-
dc.contributor.refereeRibeiro, Maria Clara Maciel de Araújo-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZENILDA RODRIGUES SILVA.pdf7,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.