Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/520
Título: A leitura de gêneros textuais em uma perspectiva interacionista, via estratégias: contribuições teóricas e práticas para o ensino
Autor(es): Pimenta, Lóide Fernandes
Orientador(ra): Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães de
Membro(s) Banca: Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Teixeira, Gustavo Leal
Palavras-chave: Interacionismo;Gêneros textuais;Estratégias de leitura
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 28-Nov-2016
Resumo: Os problemas que, experiencialmente, verificamos no ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa são preocupantes e desafiadores. Além disso, os resultados das avaliações externas apontam diversas deficiências, sobretudo no desempenho da habilidade de leitura dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver práticas de ensino da leitura na perspectiva interacionista, embasada na seleção de alguns gêneros textuais e de estratégias de leitura, com vistas a melhorar o desempenho desses alunos. Buscamos proporcionar um ensino com uma participação efetiva dos envolvidos no processo. Para tanto, este trabalho ancorou-se, entre outros, nos estudos dos filósofos Vygotsky (1984) e Bakthin (2006), com a teoria do interacionismo e suas contribuições para o ensino, nos pressupostos e relevância dos gêneros textuais, fundamentados em Marcuschi (2009), Schneuwly e Dolz (2013), e ainda, em Solé (1998), Kleiman (2002) e Cosson (2014), autores que evidenciam a importância das estratégias de leitura para um ensino eficiente. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa-ação de cunho qualitativo e da observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Montes Claros/MG. Os dados para demonstração da dificuldade de leitura dos alunos da escola pesquisada foram evidenciados com uma análise documental dos resultados já obtidos. Para se analisar o perfil leitor da turma, aplicamos um teste diagnóstico e um questionário investigativo sobre a visão do aluno acerca da leitura. A partir dos dados coletados, elaboramos um plano de intervenção com o propósito de desenvolver aulas na perspectiva interacionista, embasadas nos gêneros e em estratégias de leitura. Desse modo, os resultados das ações analisadas evidenciaram que aulas dessa natureza têm muito a contribuir para o ensino-aprendizagem da leitura, pois, além de os alunos terem demonstrado maior interesse pelas atividades, foi possível observar também que a interação, proposta nas ações elaboradas, propiciou a construção coletiva dos conhecimentos. Esperamos que este estudo e as aulas desenvolvidas na intervenção, além de contribuir para a melhoria da proficiência leitora de nossos alunos, possam incentivar os professores da educação básica na busca de práticas com fundamentos teóricos mais eficazes para o ensino.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/520
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÓIDE FERNANDES PIMENTA.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.