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Título: O surdo do contexto rural: desafios e implicações no processo de apropriação da Libras
Autor(es): Meira, Maria Elza
Orientador(ra): Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Membro(s) Banca: Martins, Antônio Carlos Soares
Valente, Joseli Ferreira Lira
Palavras-chave: Surdo;Zona rural;Língua Brasileira de Sinais (Libras);Apropriação de linguagem;Interação
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 24-Abr-2017
Resumo: Esta dissertação desenvolveu uma pesquisa-ação de natureza qualitativa e descritiva que discute o processo de apropriação de linguagem por parte de um sujeito surdo pré-adolescente morador de zona rural, sem conhecimento, até então, da Libras ou do português escrito. Assim, objetivamos desenvolver um Projeto Educacional de Intervenção (PEI) capaz de favorecer o início da apropriação da Língua Brasileira de Sinais e do português escrito por parte desse sujeito. De modo específico, objetivamos ainda: (i) promover a interação do aluno surdo com outros surdos da região de Guaraciama e Bocaiuva, por meio de atividades programadas e planejadas, como forma de levá-lo a vivenciar a Libras e, assim, desenvolvê-la paulatinamente; (ii) conhecer e mobilizar os surdos residentes em Bocaiuva e Guaraciama a fim de favorecer a formação de uma Comunidade Surda local e, por conseguinte, a formação de uma Associação de Surdos; (iii) aplicar metodologias pedagógicas junto à intérprete de Libras, de modo a reforçar a interação e comunicação em Libras, para que, progressivamente, sejam também mecanismos motivadores para a aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita; (iv) Realizar a interação escola/família, através de atividades planejadas para o efetivo desenvolvimento linguístico tanto do sujeito surdo quanto da família. O PEI durou cerca de 13 meses e envolveu o translado do sujeito entre, pelo menos, três cidades vizinhas e o envolvimento de diversos parceiros/colaboradores para o desenvolvimento das estratégias, que foram ora suspensas (por falta de resultados significativos), ora continuadas (por se mostrarem contributivas). A partir da práxis interventiva, foi possível confirmar que, embora fatores contextuais dificultem sobremaneira o processo (já tardio) de apropriação de linguagem do sujeito desta pesquisa, pôde-se observar avanços em seu comportamento linguístico e social. Assim, consideramos que a Libras abriu possibilidades de interação para o sujeito, incidindo no início da constituição da sua identidade como sujeito surdo e na sua identificação com a comunidade, propiciando o seu desenvolvimento sociolinguístico.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/523
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