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Título: Letramento literário: muitos desafios, vários caminhos
Autor(es): Araújo, Marília de Aquino
Orientador(ra): Santos, Rita de Cássia Silva Dionísio
Membro(s) Banca: Oliveira, Ilca Vieira de
Fróes, Marli Silva
Palavras-chave: Letramento literário;Sequência básica;Formação leitora
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Letras
Data do documento: 28-Nov-2016
Resumo: As relações entre a leitura e a literatura no contexto escolar têm sido objeto de constantes reflexões. Nessas discussões, observamos que a leitura e a literatura acabam por sofrer, em determinadas situações didáticas, uma abordagem mecânica, na qual o artificialismo se revela de modo recorrente por meio de exercícios isolados, limitando a análise do texto literário às informações didáticas (autor, biografia, periodização literária ou características estruturais do gênero) ou ao uso como pretexto para se estudar conteúdos gramaticais, sem que o aluno perceba a literatura como uma ação que se constitui histórica e culturalmente, associando-se à consciência crítica do mundo e do contexto histórico-social. Nessa perspectiva, é fundamental desenvolver, na escola, o letramento literário, compreendendo práticas e eventos sociais que envolvem a interação leitor e escritor, produzindo o exercício socializado da leitura de textos literários. Diante disso, esta pesquisa propõe discussão sobre o trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental II, em especial, 9º Ano de uma escola de rede pública de Minas Gerais. Em um cenário escolar em que estudantes têm pouco interesse pela leitura literária, tornou-se fundamental desenvolvermos esta pesquisa, hipotetizando que a abordagem da literatura nas séries finais do Ensino Fundamental pode proporcionar aos alunos oportunidades singulares de letramento literário. Para tanto, norteamo-nos pela proposta da sequência básica de Cosson (2012), com o objetivo geral de promover o letramento literário na escola, para, especificamente, valorizar a leitura como elemento essencial na formação da cidadania, envolver os alunos nas propostas e representar uma oportunidade de acesso ao mundo da literatura. No decorrer da aplicação das atividades da sequência básica, percebemos que os alunos se envolveram na apreciação estética e crítica do texto literário, podendo afirma, de acordo com os comentários e reações dos alunos, que essa pesquisa trouxe uma contribuição significativa na formação leitora e a consequentemente ampliação do letramento literário. Dessa forma, acreditamos que encontramos um caminho, entre vários, para transformar um cenário de desinteresse pela literatura em um contexto de valorização do texto literário, despertando a subjetividade do aluno e enriquecendo a sua perspectiva de vida.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/524
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