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Título: Gamificação: contribuições para o desenvolvimento de habilidade de leitura
Autor(es): Cruz, Tatiane Gonçalves
Orientador(ra): Martins, Antônio Carlos Soares
Membro(s) Banca: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Quintino, Juliana Mendes Campos
Palavras-chave: Leitura;Gamificação;Língua Portuguesa - Ensino
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 3-Mai-2017
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as contribuições da gamificação no desenvolvimento da habilidade de leitura, a partir das dificuldades diagnosticadas em duas turmas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em escola estadual de Montes Claros/MG, bem como elaborar uma proposta de intervenção, utilizando elementos da gamificação para o desenvolvimento da leitura de textos dos gêneros conto e crônica. A justificativa para esta pesquisa prende-se ao fato de que os alunos têm dificuldades em entender, criticamente, o conteúdo dos textos que leem e é papel da escola, sobretudo nas aulas de Língua Portuguesa, tentar superar ou, ao menos, minimizar as dificuldades identificadas. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo, que consistirá no estudo e levantamento de informações a respeito de práticas de leitura e interpretação de textos, com o uso de elementos da gamificação. A relação dialética entre pesquisa e ação está fortemente presente neste trabalho, uma vez que tem, como objetivo primeiro, a transformação da realidade. Esta pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1995). A análise proposta recorre aos pressupostos de Solé (2009), Koch (2010) e Kleiman (1995), sobre o processo de leitura numa visão sociointeracionista; em Martins (1996), quanto às etapas do processo de leitura; nas contribuições de Silva (2014), sobre leitura crítica e formação leitora; nos apontamentos de Novais (2008) sobre cultura digital e nos de Kapp (2012) e Zichermann (2011), relativos à gamificação. Para a elaboração da Proposta Educacional de Intervenção, o plano de ação ancora-se nas diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e pelo Conteúdo Básico Comum (2015), bem como nas matrizes de referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (2013, 2014). Os resultados deste processo investigativo mostram que, no período da intervenção, de maneira gradual, os alunos passaram a priorizar não apenas os elementos verbais durante a leitura, mas também vieram a considerar os demais elementos que compõem o texto, tornando, assim, o processo de atribuição de sentido mais detalhado, criterioso e dinâmico. Nesse sentido, destacamos que o trabalho com a gamificação mostrou-se um caminho para transformar os alunos em leitores mais motivados, interagidos e críticos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/529
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