Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/535
Título: Uma análise da construção multissistêmica de tirinhas da Mafalda
Autor(es): Felício, Camila Polyane Souza
Orientador(ra): Nepomuceno, Arlete Ribeiro
Membro(s) Banca: Meira, Ana Clara Gonçalves Alves de
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Palavras-chave: Leitura;Gênero Tirinha;Ironia;Multimodalidade
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 29-Mar-2019
Resumo: Em face das transformações tecnológicas e das alterações nos processos comunicativos, as práticas de linguagem apresentam uma nova visão, em que se percebe a linguagem verbal cada vez mais como insuficiente na construção de sentidos dos textos atuais. Com isso, urge a necessidade de ela se articular com novos sistemas semióticos. Com a inserção dos textos multissemióticos na escola e na sociedade, sabendo das dificuldades de alunos e professores em articular a linguagem verbo-visual, propomos um teste de leitura diagnóstico (corpus 1) para os alunos do 8º ano I da Escola Estadual Levi Durães Peres com o intuito de averiguar as dificuldades em ler e interpretar o gênero tirinhas, sob a ótica de uma análise multimodal. Nesse caminho, postulamos como objetivo geral verificar no gênero tirinhas da Mafalda a construção de efeitos de sentidos e intervir no processo de interpretação desse gênero, a fim de que os alunos se atentem ao papel da linguagem mista nesses textos, desenvolvendo a capacidade de leitura crítica. Nossa hipótese é a de que o gênero estudado, quando mediado pelo professor, contribui no sentido de que as capacidades acionadas pelo aluno estejam mais consolidadas do que as capacidades que ele já possuía sem a mediação para a leitura. Diante disso, ancoramos nossa pesquisa na Gramática Sistêmico-Funcional, doravante GSF, de Halliday (2004[1985]), na Teoria da Multimodalidade, segundo Kress e van Leeuwen (2006[1996]), e na Gramática do Design Visual, doravante GDV. Justifica-se essa pesquisa pelos alunos demonstrarem interesse pelo gênero tirinha, sem, contudo, realizarem uma leitura dos aspectos multissemióticos envolvidos, além de a tirinha, quando trabalhada pelos professores, na maioria das vezes, ser utilizada apenas para atividades gramaticais e, quando trabalham com a leitura, dão uma maior valoração às semioses linguísticas. Metodologicamente, elaboramos e aplicamos uma proposta de intervenção (corpus 2), com atividades que aliavam de modo didático teoria e prática, em um caderno do aluno. No teste pós-intervenção (corpus 3), analisamos os resultados obtidos após o desenvolvimento da proposta, constatando a valiosa contribuição da linguagem multimodal em diferentes situações comunicativas, já que o comprovado avanço dos alunos em relação à fase inicial da pesquisa evidencia a relevância dessa contribuição.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/535
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Felício-Análise da construção, 2019.pdfUma análise da construção multissistêmica de tirinhas da Mafalda5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.