Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/588
Título: Habitação social e segregação residencial em Montes Claros/MG
Autor(es): Barbosa, Roméria Soares
Orientador(ra): França, Iara Soares de
Membro(s) Banca: Pereira, Anete Marília
Oliveira, Hélio Carlos Miranda de
Palavras-chave: Segregação Residencial - Montes Claros (MG);Conjuntos Habitacionais;Produção do espaço;Agentes produtores
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: Jul-2016
Resumo: O processo da segregação residencial é um fenômeno recorrente na produção do espaço das cidades contemporâneas. Nessa perspectiva, esses centros urbanos apresentam em sua morfologia, áreas fragmentadas, homogêneas em sua forma interna e heterogêneas externamente, todavia, essa não é a única característica que pode ser considerada em espaços segregados, daí a complexidade desse conceito. A construção de empreendimentos de Habitação de Interesse Social – HIS, promovidos pelas políticas de habitação social no Brasil, tem contribuído para a expansão horizontal da malha urbana municipal. As HIS são construídas em áreas periféricas, comumente sem equipamentos de infraestrutura pública, dificultando o acesso dos moradores de baixa renda à cidade em sua totalidade. Esta pesquisa objetiva analisar o processo de segregação residencial em Montes Claros/MG a partir da construção de habitações populares, os conjuntos habitacionais fomentados pela política de habitação brasileira que instituiu através da Lei Nº 11.977/09 o Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV. Para tanto, foi analisado o conjunto habitacional Monte Sião, localizado na zona Norte da cidade, sobretudo, no que se refere ao acesso aos equipamentos urbanos públicos pelos moradores do conjunto. Os objetivos específicos são: a) discutir o processo de segregação residencial associado à produção do espaço urbano no âmbito da ciência geográfica; b) apresentar o histórico da política habitacional no Brasil; c) contextualizar a política nacional de habitação em Montes Claros/MG; d) examinar a criação do conjunto habitacional Monte Sião e o processo de segregação residencial a partir do acesso a equipamentos urbanos públicos. Busca-se com essas informações avaliar como ocorre o acesso à cidade e aos equipamentos pelos moradores do Monte Sião. Os procedimentos metodológicos aplicados nessa pesquisa foram: análise bibliográfica sobre a produção do espaço urbano e o processo de segregação residencial; pesquisas documentais em órgãos como a Prefeitura Municipal de Montes Claros - PMMOC, Caixa Econômica Federal – CEF e outros; entrevistas com a população residente do Monte Sião; registros iconográficos; produção de mapas e gráficos. Os resultados obtidos revelaram o processo de segregação residencial do conjunto habitacional Monte Sião. O mesmo está localizado em uma área concentrada com outros cinco conjuntos do PMCMV, totalizando 2.190 unidades habitacionais. Nesse espaço, não existem equipamentos urbanos como escolas, creches, posto de saúde, praças, dentre outros.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/588
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbosa, Roméria Soares_2016.pdf14,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.