Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1030
Título: A rede do turismo no Norte de Minas: planejamento, regionalização, territorialidades e desenvolvimento social nos caminhos dos gerais
Autor(es): Salgado, Hebert Canela
Orientador(ra): Lessa, Simone Narciso
Membro(s) Banca: Almeida, Maria Geralda de
Costa, João Batista de Almeida
Ide, Maria Helena de Souza
Palavras-chave: Turismo – Norte de Minas;Turismo – Desenvolvimento social;Turismo – Planejamento;Redes de turismo
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Turismo
Data do documento: 22-Jun-2007
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado constitui ao mesmo tempo um retorno reflexivo ao conhecimento acumulado sobre o turismo e os fundamentos de minhas pesquisas anteriores, ou seja, o primeiro balanço dos trabalhos que venho fazendo sobre o desenvolvimento do turismo no Norte de Minas. O autor aprofunda suas reflexões sobre a formação da rede do turismo norte-mineiro, como campo de possibilidades para o desenvolvimento regional. O embasamento teórico-metodológico apóia-se em obras de referência voltadas à análise sócio-cultural geografizada do turismo. O objetivo geral deste trabalho é refletir como a expressão contemporânea do turismo que passa a se estabelecer no Norte de Minas, pode se articular por meio de redes solidárias, em condições paralelas, a fim de garantir o desenvolvimento regional com base em uma lógica diferenciada que não seja a do capital. A dissertação apresenta como área de concentração: Desenvolvimento Social: Poder, Processos Socioeconômicos e Ordenamento Territorial. A linha de pesquisa é: Processos Socioeconômicos e Ordenamento Territorial. O método científico que conduz o trabalho se volta para a Dialética Histórico-Estrutural considerado apropriado para o manejo da realidade, sendo esta natural e social. No mesmo sentido, a construção do campo metodológico, encontra no Sistema Turismo – SISTUR, proposto pelo professor Mario Carlos Beni, um conceito amplo e rico que se configura como uma ferramenta importante desta investigação. A estratégia metodológica de investigação compreende a convergência de movimentos reflexivos investigativos e participativos de processos que integram a pesquisa, além da pesquisa bibliográfica. Propõe-se uma metodologia de abordagem qualitativa. O problema aqui investigado questiona como o Turismo, a partir de suas contradições, pode fomentar o Desenvolvimento Social no Norte de Minas. Quanto às respostas ao problema apresentado, pressupomos que se por um lado o turismo provoca impactos ambientais, sociais e econômicos de maneira cada vez mais intensa e marcante para os espaços e culturas, por outro se percebe uma evolução dos seus modelos sustentáveis de base local, na medida em que, são adaptados às realidades locais onde ocorre.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1030
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Salgado, Hebert Canela_A rede do turismo no Norte de Minas_2007.pdf8,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.