Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1031
Título: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu/PARNA– Januária/Itacarambi, MG – Comunidade do Janelão : as comunidades tradicionais e o impacto da criação da Unidade de Conservação em seu território
Autor(es): Silva, Cássio Alexandre da
Orientador(ra): Lessa, Simone Narciso
Membro(s) Banca: Almeida, Maria Geralda de
Martins, Herbert Toledo
Ide, Maria Helena de Souza
Palavras-chave: Desenvolvimento social;Populações tradicionais;Impacto sócio-ambiental - Januária - Itacarambi (MG);Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – PARNA - (MG)
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 22-Jun-2007
Resumo: Essa dissertação trata do impacto do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – PARNA - sobre a comunidade do Janelão, que fica nesta Unidade de Conservação – UC, nos municípios de Januária e Itacarambi - MG. A caracterização dessa comunidade, que é uma das dezenas existentes na unidade de conservação – UC, tem como objetivo primeiro identificar o modo de vida dessas pessoas como população tradicional, e quais os impactos que vêm sofrendo com a “chegada” do parque em suas vidas. Desde a formação histórica e territorial, os meios de produção e sua relação com a terra, as relações com o meio ambiente, a resistência em permanecer no território, seus aspectos culturais materiais e imateriais, a sua auto-identificação e de como eles estão “sentindo-se” com a presença do parque em suas vidas. Os três principais problemas investigados referem-se ao impacto sócio-ambiental causado pela unidade de conservação na Comunidade do Janelão; à política pública baseada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC; à averiguação da possibilidade de o parque promover desenvolvimento social para as populações tradicionais. O trabalho apresenta fundamentação teórico-metodológica, em trabalhos de campo, participação de reuniões do Conselho Consultivo e uma análise e interpretação dos documentos legais, o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) e do Plano de Manejo do PARNA. Trataremos da relação entre a territorialidade e a ação do Estado. O Desenvolvimento Social é o elemento chave em nossa abordagem, pois fundamenta-se numa perspectiva de construção de uma sociedade mais justa e equânime.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1031
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Cássio Alexandre da_Parque Nacional Cavernas do Peruaçu PARNA Januaria_2007.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.