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dc.contributor.advisorXavier, Elton Dias-
dc.contributor.authorFerreira, Herbertz-
dc.date.accessioned2024-01-19T14:17:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1040-
dc.description.abstractThis research summarizes a fragment of the body language of some religious leaders lecture in the city of Montes Claros - MG. Aims to identify, in oral discourse of professionals of faith that are used type of discursive neopentecostal, oral practices that aim to illustrate the evils are justified and addressed in the believers religious life. For this, the search is based on analysis of oral speech and content in order to characterize the linguistic arguments founded by neopentecostal speech. In this sense, defines its object investigative around the neopentecostal language rather than churches neopentecostais itself as the speech neopentecostal beyond the boundaries of churches publicly recognized with such speeches because they may be present in various religious segments - both from religious evangelicals as Catholics and others. So here it is not a narrow group of churches neopentecostais, but to identify, as the neopentecostalismo presents itself as discursive developmental model. During the 2006-2007 biennium, in addition to the comments discursive spot in Christian churches, was conducted an analysis of religious discourse from the transcript of fragments of religious worship and preaching sent five (5) local FM radio stations. Thus, out on the congruence of discursive practices of practitioners of the faith have been used to justify the neopentecostalismo their spiritual discourses, especially those that promise to solve the most diverse human conflicts. The list of ills resolved and justified by the speech neopentecostal is huge, reason why this study describes and analyzes the same time just a few lines of professionals who speak of faith with strong evidence of religious fundamentalism to a statement of social development projects. The focus of this research refers directly to delimit the concept of religious fundamentalism in order to understand, in speaking of some religious leaders, trying to convince the disciples from the triple aspect doctrinal built around God, of sin and the devil. These three religious expressions are treated here as methodologically objects language in which the faithful disciples are the target audience of religious discourse. The quest to identify the common speech of speech enabled neopentecostal demonstrate the existence of a syllogism applicant who moved the way they usually religious leaders support his doctrinal arguments. This syllogism can be expressed thus: the human being has a vacuum, this vacuum is the absence of God, hence the absence of God is the presence of the devil. That if concluded, neopentecostal according to the speech, which revealed the evil in people's lives comes ultimately from a demonic presence hidden or declared.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectAnálise do discurso religiosopt_BR
dc.subjectMilagrept_BR
dc.subjectFundamentalismopt_BR
dc.subjectNeopentecostalismopt_BR
dc.titleVozes neopentecostais: um clamor desenvolvimentista em nome de deuspt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaSociologiapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa sintetiza um fragmento do corpus lingüístico de alguns líderes religiosos em preleção na cidade de Montes Claros – MG. Tem por objetivo identificar, na oralidade discursiva dos profissionais da fé que se utilizam do tipo discursivo neopentecostal, práticas orais que busquem exemplificar como os males são justificados e solucionados na vida dos féis religiosos. Para isso, a pesquisa apóia-se na análise do discurso oral e de conteúdo a fim de caracterizar os argumentos lingüísticos fundados pelo discurso neopentecostal. Nesse sentido, delimita seu objeto investigativo em torno da linguagem neopentecostal e não de igrejas neopentecostais em si uma vez que o discurso neopentecostal extrapola os limites das igrejas publicamente reconhecidas com tais discursos, pois estes podem estar presentes em diversos segmentos religiosos – tanto de religiosos evangélicos quanto católicos e outros. Portanto, não se trata aqui de delimitar um grupo de igrejas neopentecostais, mas de identificar, como o neopentecostalismo se apresenta como modelo discursivo desenvolvimentista. Durante o biênio de 2006-2007, além das observações discursivas in loco em igrejas cristãs, foi realizada uma análise do discurso religioso a partir da transcrição de fragmentos de cultos e pregações religiosas transmitidas em 5 (cinco) emissoras de rádio FM local. Dessa forma, foram expostas as congruências das práticas discursivas dos profissionais da fé que se utilizam do neopentecostalismo para fundamentar seus discursos espirituais, sobretudo aqueles que prometem resolver os mais diversos conflitos humanos. A lista de males resolvidos e justificados pelo discurso neopentecostal é enorme, motivo pelo qual esse estudo descreve e ao mesmo tempo analisa apenas algumas falas dos profissionais da fé que se pronunciam com fortes indícios de fundamentalismo religioso para afirmação de um projeto desenvolvimentista social. O enfoque dessa pesquisa remete diretamente a delimitação do conceito de fundamentalismo religioso na intenção de compreender, na fala de alguns líderes religiosos, a tentativa de convencimento dos discípulos a partir do tríplice aspecto doutrinal construído em torno de deus, do pecado e do demônio. Expressões religiosas tratadas metodologicamente aqui como objetos lingüísticos nos quais os fiéis discípulos são o público-alvo dos discursos. A busca por identificar as falas-comuns do discurso neopentecostal possibilitou demonstrar a existência de um silogismo recorrente que fundamenta a maneira como normalmente os líderes religiosos apóiam seus argumentos doutrinais. Tal silogismo pode ser assim expresso: o ser humano possui um vazio, este vazio é a ausência de deus, logo, a ausência de deus é a presença do demônio. Disso se conclui, segundo o discurso neopentecostal, que o mal revelado na vida das pessoas provém, em última instância, de uma presença demoníaca oculta ou declarada.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-01-20T14:17:35Z-
dc.contributor.refereeXavier, Elton Dias-
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