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dc.contributor.advisorLessa, Simone Narciso-
dc.contributor.authorPereira, Luiz Andrei Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-01-30T18:29:49Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1075-
dc.description.abstractThe process of planning and development of the logistics of transport extended the relations of capitalist production, thus establishing better ways for the circulation of persons, goods and information throughout the brazilian country, specially the norte-mineiro region.The aim of this paper is to analyze the network-configuration transportation logistics and exports in the planning process and development of the north of Minas Gerais, from the perspective of regional organization. In this research, we used bibliographical studies, data from secondary sources drawn from government institutions and data on primary sources collected through interviews, which were applied together with representatives of the logistics sector or foreign trade exporting firms with tax residence in the norte-mineira region. Planning and development policies of transport logistics in Brazil and in north of Minas Gerais came to meet the needs for maintenance of the circulations in the capitalist system. The actions of state institutions favored the development of economic infrastructure and productive activities, subsidized by tax and financial subsidies in the north-mining region. In this region, the industrial, agricultural and agribusines activities concentrated in the more well provided areas of land transport infrastructure, energy and communications. On the export busines, approximately 94.5% of the volumes of cargo, quantity kg, was transport by road in the area of production to the logistics warehouses. Of these, the harbor is the most used, resulting in great use of international shipping. The difficulties of the national logistic system is one factor that hinders the integration of regional products in international markets. The regional transport logistic infrastructure requires a continuous investment program for the recovery of logistical difficuties, and thus ensure the viability of economic and social relations within and between regions.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectLogística de transportespt_BR
dc.subjectExportaçõespt_BR
dc.titlePlanejamento e desenvolvimento: logística de transportes e exportações na mesorregião norte de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaAdministraçãopt_BR
dc.description.resumoO processo de planejamento e de desenvolvimento da logística de transportes ampliou as relações capitalistas de produção, favorecendo, assim, a circulação de pessoas, de mercadorias e de informações pelo território brasileiro e norte-mineiro. O objetivo geral deste trabalho é analisar a configuração da rede logística de transportes e de exportações no processo de planejamento e de desenvolvimento da mesorregião norte de Minas Gerais, sob a perspectiva de ordenamento territorial. Na operacionalização desta pesquisa, utilizaram-se os estudos bibliográficos, os dados de fontes secundárias extraídos de instituições governamentais e a coleta de dados nas fontes primárias, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram aplicadas junto aos representantes do setor de logística ou de comércio exterior das empresas exportadoras, com domicílio fiscal na região norte-mineira. As políticas de planejamento e de desenvolvimento da logística de transportes no Brasil e no norte de Minas Gerais vieram atender às necessidades para a manutenção das circulações no sistema capitalista. As ações das instituições estatais favoreceram o desenvolvimento da infraestrutura econômica e das atividades produtivas, subsidiadas pelos incentivos fiscais e financeiros na região norte-mineira. Nesta região, as atividades industriais, agropecuárias e agroindustriais concentraram-se nas áreas mais bem dotadas de infraestrutura de transportes terrestres, de energia e de comunicações. Na política de exportação, aproximadamente 94,5% dos volumes das cargas, quantidade quilograma, foi transportada por meio de rodovias da área de produção até os entrepostos logísticos. O entreposto logístico mais utilizado é o sistema portuário, que resulta no grande uso do transporte marítimo internacional. Os estrangulamentos no sistema logístico nacional é um dos fatores que dificulta a inserção dos produtos regionais nos mercados internacionais. A infraestrutura logística de transporte regional necessita de um programa contínuo de investimentos para a recuperação dos gargalos logísticos, e, assim, garantir a viabilização das relações econômicas e sociais intra e inter-regionais.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-01-31T18:29:49Z-
dc.contributor.refereeRodrigues, Luciene-
dc.contributor.refereeFerreira, William Rodrigues-
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