Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1075
Título: | Planejamento e desenvolvimento: logística de transportes e exportações na mesorregião norte de Minas Gerais |
Autor(es): | Pereira, Luiz Andrei Gonçalves |
Orientador(ra): | Lessa, Simone Narciso |
Membro(s) Banca: | Rodrigues, Luciene Ferreira, William Rodrigues |
Palavras-chave: | Planejamento;Desenvolvimento;Logística de transportes;Exportações |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Administração |
Data do documento: | 2010 |
Resumo: | O processo de planejamento e de desenvolvimento da logística de transportes ampliou as relações capitalistas de produção, favorecendo, assim, a circulação de pessoas, de mercadorias e de informações pelo território brasileiro e norte-mineiro. O objetivo geral deste trabalho é analisar a configuração da rede logística de transportes e de exportações no processo de planejamento e de desenvolvimento da mesorregião norte de Minas Gerais, sob a perspectiva de ordenamento territorial. Na operacionalização desta pesquisa, utilizaram-se os estudos bibliográficos, os dados de fontes secundárias extraídos de instituições governamentais e a coleta de dados nas fontes primárias, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram aplicadas junto aos representantes do setor de logística ou de comércio exterior das empresas exportadoras, com domicílio fiscal na região norte-mineira. As políticas de planejamento e de desenvolvimento da logística de transportes no Brasil e no norte de Minas Gerais vieram atender às necessidades para a manutenção das circulações no sistema capitalista. As ações das instituições estatais favoreceram o desenvolvimento da infraestrutura econômica e das atividades produtivas, subsidiadas pelos incentivos fiscais e financeiros na região norte-mineira. Nesta região, as atividades industriais, agropecuárias e agroindustriais concentraram-se nas áreas mais bem dotadas de infraestrutura de transportes terrestres, de energia e de comunicações. Na política de exportação, aproximadamente 94,5% dos volumes das cargas, quantidade quilograma, foi transportada por meio de rodovias da área de produção até os entrepostos logísticos. O entreposto logístico mais utilizado é o sistema portuário, que resulta no grande uso do transporte marítimo internacional. Os estrangulamentos no sistema logístico nacional é um dos fatores que dificulta a inserção dos produtos regionais nos mercados internacionais. A infraestrutura logística de transporte regional necessita de um programa contínuo de investimentos para a recuperação dos gargalos logísticos, e, assim, garantir a viabilização das relações econômicas e sociais intra e inter-regionais. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1075 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pereira, Luiz Andrei Gonçalves_Planejamento e desenvolvimento_2010.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.