Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1107
Título: Desempenho agronômico e fisiológico de híbridos de milho cultivados com e sem restrição hídrica
Autor(es): Silva, Natanael Pereira da
Orientador(ra): Aspiazú, Ignácio
Membro(s) Banca: Carvalho, Abner José de
Portugal, Arley Figueiredo
Magalhães, Paulo Cesar
Palavras-chave: Hibridação vegetal;Milho;Milho híbrido
Área: Ciencias Agrarias
Subárea: Agronomia
Data do documento: 25-Fev-2019
Resumo: Objetivou-se com esse estudo avaliar os efeitos da restrição hídrica durante o período de pré-florescimento de híbridos de milho. O estudo foi realizado na Fazenda experimental da Embrapa Milho e Sorgo, em Nova Porteirinha-MG no ano de 2017. Foram realizados simultaneamente dois experimentos de campo, um com e outro sem restrição hídrica. No experimento sem restrição hídrica, foi feita a irrigação da cultura normalmente, até atingir a maturidade fisiológica dos grãos. Já no experimento com restrição hídrica, a irrigação foi estabelecida do período de pré-florescimento até o final do ciclo da cultura. Em cada um dos experimentos os tratamentos foram quatro híbridos de milho, sendo dois sensíveis (BRS 1010, BRS 1040) e dois tolerantes (BRS 1055 e DKB 390) ao déficit hídrico. Os experimentos foram instalados em delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliados o teor relativo de clorofila (SPAD), fluorescência da clorofila (Fv/Fm), condutância estomática (Gs), altura da planta (AP), altura de inserção de espiga (AE), índice de área foliar (IAF), ângulo radicular (AR),intervalo entre florescimento masculino e feminino (IFMF), plantas acamadas e quebradas (PAC+PQ), além dos componentes de produção:comprimento de espiga (CE), diâmetro de espiga (DE), número de fileiras de grãos por espiga (NFG), número de grãos por fileira (NGPF), peso de grãos (PG), peso 100 grãos (P100G), número total de espigas (NTE), índice de espiga (IE), massa seca da parte aérea (MSPA),rendimento de grãos (RG) e a eficiência do uso da água (EUA). Verificou-se que as variáveis de SPAD, Fv/Fm e IAF são bons indicadores morfofisiológicos para seleção de milho tolerantes à seca. A restrição hídrica durante o pré-florescimento reduziu de 62,92 a 86,19% o RG. Os híbridos de milho quando submetidos à restrição hídrica possuem RG estatisticamente semelhantes. O híbrido DKB 390 possui maior RG e EUA e menor número PAC+PQ sob condições adequadas de irrigação, sem restrição hídrica.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1107
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Natanael Pereira da_Desempenho agronômico e fisiológico de híbridos de milho_2019.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.