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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Antônio Dimas-
dc.contributor.advisorFerreira, Maria da Luz Alves-
dc.contributor.authorOliveira, Janikelle Bessa-
dc.date.accessioned2024-02-06T12:56:20Z-
dc.date.issued2011-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1122-
dc.description.abstractThis study addresses the relationship of appropriation of information technologies and knowledge (ICTs) in contexts of social insecurity, the situation illustrates how using the framework of Vocational-Technology Center of Porteirinha CVT. For this purpose we seek in our study theoretically based conceptions of emancipation and social transformation through dynamic communication and informational. The identification of a basic informational revolution, which permeates the relationship between man and modern technology, cross passes through the observation technique in the sense of 'possible' influences of ICTs in human relations. When we carry the notion of ownership of these ICTs on a background of poverty, we find that your viewing is possible through the distribution of the performance of digital inclusion, among the categories of physical resources, digital, human and social. Through primary data, interviews with students applying the CVT Porteirinha, and secondary to the use of documents of the Project Technology and Career Center research report CGIbr, we analyze the possibilities of digital inclusion in addition to access through Warschauer that a diffusion flame leap policies of digital inclusion, through technology ownership and the consequent potential for social transformation. The context of action of CVT in Porteirinha, presented us with a picture in which the digital inclusion projects can begin the process of surface ownership of information technology, but the possibility of building collective intelligence depends much more on the relationship between the condition understanding of digital, rather than investment in technological equipmentpt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação – Apropriaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digital – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectSociedade informacionalpt_BR
dc.titleO desafio da difusão das tecnologias da informação: a relação entre acesso e apropriação em projetos de inclusão digitalpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a relação de apropriação das tecnologias da informação e do conhecimento (TIC‟s) em contextos de precariedade social, utilizando como situação ilustrativa o contexto do Centro Vocacional Tecnológico - CVT de Porteirinha. Para tanto buscamos basear teoricamente nosso estudo em concepções de emancipação social e transformação por meio da comunicação e dinamismo informacional. A identificação de uma revolução de base informacional, que permeia as relações entre o homem e a tecnologia moderna, perpassa a observação de condicionalidade técnica, no sentido de „possível‟ influencia das TICs nas relações humanas. Quando transportamos a noção de apropriação dessas TICs para um contexto de pobreza, percebemos que sua visualização é possível através da distribuição da atuação de projetos de inclusão digital, entre as categorias dos recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Através de dados primários, com a aplicação de entrevistas aos alunos do CVT de Porteirinha, e secundários com a utilização de documentos do Projeto Centro Vocacional Tecnológico e do relatório de pesquisa do CGIbr, analisamos a possibilidade de inclusão digital para além do acesso, através de uma difusão que Warschauer chama de salto qualitativo das políticas de inclusão digital, através da apropriação tecnológica e conseqüente potencial de transformação social. O contexto de atuação do CVT em Porteirinha demonstrou um panorama em que, os projetos de inclusão digital conseguem iniciar o processo de apropriação superficial das tecnologias da informação, mas a possibilidade de construção de inteligência coletiva depende da muito mais da relação entre da condição de compreensão digital, do que de investimento em equipamentos tecnológicospt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-02-07T12:56:21Z-
dc.contributor.refereeTeóphilo, Carlos Renato-
dc.contributor.refereeBarbosa, Rômulo Soares-
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