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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1141
Título: | Contribuição da ferrovia para a urbanização: 1908-1950. Alguns apontamentos sobre o Norte de Minas |
Autor(es): | Diniz, Ivaldo Frois |
Orientador(ra): | Lessa, Simone Narciso |
Membro(s) Banca: | Lessa, Simone Narciso |
Palavras-chave: | Desenvolvimento;Transportes;Ferrovia;Urbanização |
Área: | Ciencias Sociais Aplicadas |
Subárea: | Servico Social |
Data do documento: | Mar-2012 |
Resumo: | A infra-estrutura de transporte tem uma série de impactos benéficos sobre a sociedade, tendo, por isso, papel vital no alcance do desenvolvimento. A ferrovia, como símbolo do progresso e da modernidade, proporcionou a expansão dos sistemas de transportes entre o fim do século XIX e inicio do século XX, rompendo com isolamentos geográficos, limitações comerciais e barreiras para o mercado. Os prolongamentos das linhas férreas possibilitaram um processo de dinamização do comércio, dos meios de transportes, dos sistemas de comunicação e da estrutura urbana das cidades. O advento da ferrovia foi catalisador da urbanização e formação de cidades; centralizando a vida das povoações pelo mundo. Nossa pesquisa faz um resgate histórico do prolongamento da Ferrovia Central do Brasil pela região Norte de Minas Gerais entre os anos de 1908 e 1950, destacando sua importância no processo de urbanização e desenvolvimento econômico. O objetivo desse trabalho é compreender o processo de desenvolvimento e urbanização desencadeado pelo meio de transporte ferroviário. Desta maneira, compreender a dinâmica da expansão da rede ferroviária mineira iniciada no Império e ampliada como projeto de desenvolvimento e integração durante a República. Identificando quais elementos de expansão urbana foi viabilizado pela ferrovia; e de destacando as cidades de Pirapora e Várzea da Palma, a partir do cruzamento entre a construção de sua infra-estrutura da ferrovia e sua urbanização. As fontes documentais selecionadas e analisadas consistem nos relatórios ferroviários que descreviam o trabalho realizado pelos engenheiros que trabalhavam na construção e manutenção das linhas férreas, e as correspondências expedidas pelos engenheiros e diretores das estradas de ferro e das estações ferroviárias. A conclusão do trabalho demonstrou que o prolongamento da Ferrovia Central do Brasil na região do Norte de Minas proporcionou uma dinamização, modernização dos meios de transportes e ampliando as relações comerciais. A ferrovia construiu seu território entre Corinto e Pirapora, se instalando como símbolo do progresso, acarretando os esforços de melhoria para quem vivesse sobre a tutela dela. O processo de urbanização evidenciou desde melhorias nas estruturas urbanas já existentes até o surgimento de novas cidades, diretamente ligadas a construção da ferrovia. Por outro lado, deslocou e concentrou em um eixo a importância de todo transporte da região. O resultado foi que antigos povoados, que anteriormente possuíam certa importância, como postos de parada para os tropeiros, responsáveis pelos transportes pré-ferrovia, perderam seu lugar para cidades que possuíam as estações ferroviárias. Logo, estas passaram a ficar a margem do desenvolvimento, excluídas dos benefícios trazidos pela promessa de progresso da ferrovia. O processo de modernização que a ferrovia propiciou trouxe as estruturas medico sanitarista, o avanço técnico - cientifico, para o interior. A ferrovia foi um motor do processo de modernização e urbanização, mas foi um objeto de controle e mudanças do velho para o novo. Por outro olhar, o desenvolvimento pela ferrovia trouxe benefícios, mas também conseqüências das mudanças. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1141 |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
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