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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorIde, Maria Helena de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Dayane Ferreira-
dc.date.accessioned2024-02-07T18:04:52Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1162-
dc.description.abstractThis study entitled "The Variable Color/Race in School Environment: the race issue in public schools of high school" aims to understand as it is being held racial classification of students of the 3rd year of high school regular in public schools statewide City Montes Claros-MG. From this question seeks to analyze the students' perceptions about racial classification in the school environment as well as their perception of the importance of race/color variable for the formulation of public policies by the state. The fieldwork was conducted in 2012 in nine public schools in the city of Montes Claros-MG. Regarding methodology, we use qualitative and quantitative methods. The first refers to the approaches on the theoretical aspects of Brazilian racial issue, racial classification and the relationship between color/race in education in Brazil. We also use the desk review. We researched the racial classification contained in the students' individualized briefcases, who participated in the investigation, because racial classification indicated in those students' briefcases is passed to the School Census and this information on racial classification of students may be used later for the formulation of public policies by the state. The quantitative methodology includes the use of cluster sampling, a questionnaire to students in the 3rd year of high school the schools surveyed, and the tabulation and analysis of quantitative data. The results obtained from this study indicate the complexity of the race issue in Brazil, especially racial classification in the school environment. Therefore, this variable represents a crucial source of information, mostly for the formulation of social policies aimed at reducing social inequalities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRaças - Desigualdades - Escolapt_BR
dc.subjectEducação – Classificação racialpt_BR
dc.titleA variável cor/raça no ambiente escolar: a questão racial em escolas públicas de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa ―A Variável Cor/Raça no Ambiente Escolar: a questão racial em escolas públicas estaduais de ensino médio‖ tem por objetivo compreender como vem sendo realizada a classificação racial dos alunos do 3º ano do ensino médio regular nas escolas da rede pública estadual da Cidade de Montes Claros/MG. A partir dessa questão busca-se analisar a percepção desses alunos sobre a classificação racial no ambiente escolar, bem como em relação à relevância da variável cor/raça para a formulação de políticas públicas pelo Estado. O trabalho de campo foi realizado em 2012, em nove escolas públicas estaduais da Cidade de Montes Claros/MG. No que se refere à metodologia, foi utilizada a qualitativa e quantitativa. A primeira concerne as abordagens sobre os aspectos teóricos da questão racial brasileira, da classificação racial e da relação entre cor/raça e educação no Brasil. Também utilizou-se a análise documental, onde foi pesquisada a classificação racial que consta na pasta individualizada de cada aluno participante da pesquisa, já que a classificação racial contida nas pastas dos alunos é repassada ao Censo Escolar e os dados obtidos sobre a classificação racial dos estudantes posteriormente poderão ser utilizados na formulação de políticas públicas pelo Estado. A metodologia quantitativa compreende a utilização da amostragem por conglomerado; na aplicação de questionário aos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas pesquisadas; na tabulação e análise quantitativa dos dados. Os dados obtidos através deste trabalho apontam a complexidade da temática racial no Brasil, em especial a classificação racial no ambiente escolar. Portanto, essa variável constitui-se em informação primordial, principalmente para a formulação de políticas públicas sociais que visam a diminuir as desigualdades sociais.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-02-08T18:04:52Z-
dc.contributor.refereeFerreira, Maria da Luz Alves-
dc.contributor.refereeZimmermann, Clóvis Roberto-
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