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Título: Práticas sociais e estratégias de estudantes de meios populares rumo à Universidade Pública
Autor(es): Anjos, Hellen Vivian Moreira dos
Orientador(ra): Cardoso, Dimas Antonio
Membro(s) Banca: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Pereira, Laurindo Mékie
Guimarães, Iza Manuela Aires Cotrim
Branco, Juliana Cordeiro Soares
Palavras-chave: Estudantes do ensino médio - Condições sociais;Estudantes - Aspirações;Acesso ao ensino superior;Estudantes universitários.;Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Janaúba (MG)
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2023
Resumo: O objetivo central deste estudo foi analisar as práticas sociais e a construção das trajetórias escolares de estudantes pertencentes às classes populares que cursaram o Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais – Campus Avançado Janaúba. Debruçamo-nos na tentativa de compreender acerca do capital cultural desses agentes que possuem a mesma origem e ocupam a mesma posição social em determinado momento e num mesmo campo, apesar das individualidades que os distinguem. Num universo fortemente marcado pelas desigualdades multiplicadas (DUBET, 2001), interessou-nos entender como estudantes que, aparentemente, possuíam um alto déficit de capital cultural de origem chegaram à universidade pública. Para isso, o nosso aporte teórico, primeiramente, assentou-se em Bourdieu e em sua teoria do capital cultural para construirmos uma epistemologia das práticas sociais dos estudantes a partir das experiências que viveram durante os três anos em que estiveram matriculados no EMI, além daquelas experiências que trouxeram consigo a partir das suas trajetórias anteriores ao acesso à instituição. A epistemologia relacional de Bourdieu foi o caminho teórico-metodológico que decidimos nos apoiar para apreendermos as relações objetivas que estruturaram o mundo social dos estudantes e as relações estabelecidas entre esses agentes. O grupo focal foi o instrumento de pesquisa empírica escolhido para conhecermos as práticas sociais dos agentes estudantes. Posteriormente, apoiamo-nos teoricamente em autores que pertencem ao campo das Sociologias do Indivíduo, como Danilo Martuccelli e Marc-Henry Soulet para explicar os processos de socialização e individuação desses estudantes. A partir dessa discussão, entendemos como indivíduos com histórias fortemente marcadas pelas desigualdades e com alto déficit de capital cultural de origem, constroem processos muito peculiares de individuação, burlam o presente e a pretensa previsibilidade dos seus destinos, constroem estratégias de ação desejante e chegam ao ensino superior, contrariando prognósticos. Nesta fase da pesquisa, procedemos à realização de entrevistas compreensivas para entendermos como os processos de individuação dos estudantes foram sendo construídos no cerne da dinâmica estrutural da vida social. Assim, no plano dos indivíduos, procuramos compreender as experiências de desajustes entre as subjetividades e as condições objetivas de existência e até que ponto essas experiências foram capazes de explicar as trajetórias improváveis de sucesso desses estudantes pertencentes aos meios populares. Os resultados demonstraram como esses estudantes agiram e atravessaram pequenos orifícios e fendas, mobilizando recursos e buscando razões que motivaram as suas ações sob forma de objetivos que lhes mostrassem a possibilidade de avançar. Sabedores das suas desvantagens culturais, tiveram que se performar dentro de um ambiente social dotado de elasticidades, o que coloca em cena a ideia de maleabilidade que permite explicar como alguns comportamentos e interações podem se realizar com sucesso apesar de um número considerável de fracassos, de mal-entendidos, de inadequações colecionados ao longo da vida desses indivíduos. Para além dos determinismos sociais, acreditamos ser possível demonstrar uma postura mais otimista capaz de lançar novas possibilidades de reflexão acerca da relação entre desigualdades e desempenho escolar e desvendar novas variáveis sociológicas no campo das possibilidades de ação dos indivíduos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1199
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