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Título: A decolonialidade na vivência e na subalternidade nos estudos de povos e comunidades tradicionais no Norte de Minas Gerais.
Autor(es): Silva, Greiciele Soares da
Orientador(ra): Barbosa, Rômulo Soares
Membro(s) Banca: Costa, João Batista de Almeida
Ribeiro, Adelia Maria Miglievich
Oliveira, Raquel
Delfino, Leonara Lacerda
Meirelles, Ildenilson
Palavras-chave: Povos e comunidades tradicionais;Decolonialidade;Minas Gerais (Norte);Aculturação;Subalternidade;Epistemologia social
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2022
Resumo: Este estudo, de abordagem teórica, tem como tese a subalternidade na perspectiva epistemológica decolonial nos estudos de PCT’s, analisando a teoria e vivência da resistência das gentes no Norte de Minas Gerais, e o objetivo principal é analisar os processos de subalternidade em estudos sobre povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas Gerais por meio da epistemologia da decolonialidade. Para alcançar tal objetivo é importante: distinguir, por meio de estudos da decolonialidade e da ótica do subalterno ou subordinado, o posicionamento dos sujeitos sociais presentes em estudos do Norte de Minas Gerais; analisar o processo de dominação, representado por dois pólos, dominado e dominador, presente em estudos territoriais sobre a região; e relacionar processos de territorialização e acionamento das identidades de comunidades tradicionais com a produção de subalternidade no Norte de Minas. É importante destacar que o objeto de estudo desta proposta são os estudos de Povos e Comunidades Tradicionais do Norte de Minas Gerais, e para realização deste estudo o material de pesquisa se constitui de estudos e pesquisas (Teses e Dissertações) sobre esses povos, sendo exemplares de análise, Indígenas, Quilombolas, Geraizeiros, Vazanteiros e Veredeiros, que por meio da revisão de literatura integrativa e análise de discurso, enquanto ferramentas de pesquisa, será feito a interpretação do significado dos estudos produzidos sobre os povos tradicionais do Norte de Minas Gerais. A hipótese deste estudo é a Decolonialidade presente nos estudos e vivência de PCT’s da região do Norte de Minas Gerais, ou seja, a existência de estudos epistemológicos com perspectiva decoloniais, mesmo não utilizando termos e autores dos estudos da decolonialidade, tendo em vista que a importância do processo para além da identidade e território, mas para a construção da subalternidade como forma de resistência. Para esse debate algumas categorias de análise são essenciais: Colonialidade; Subalternidade; Dominação; Identidade; Território; Territorialidade; Povos e Comunidades Tradicionais; Quilombola; Geraizeiro; Indígena; Vazanteiro; Veredeiro.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1204
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