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dc.contributor.advisorRodrigues, Luciene-
dc.contributor.authorSiffert, Bráulio Quirino-
dc.date.accessioned2024-03-20T23:18:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1282-
dc.description.abstractThe brazilian media historically interprets political and economic facts from certain interests and points of view - which is to a certain extent natural, in view of the effective impossibility of neutrality. Closely observed in practical examples, in the reporters' texts, in the transmitted images and in the sources speeches, these interpretations can be very illuminating in the complex relationship between the media, the state and the financial Market. It is in this context that the objective of this work: to analyze the choices and the framings of the main television news program of the country's media - Jornal Nacional, from Rede Globo de Televisão - in the face of the facts of the Brazilian economy and of actions and omissions of the federal governments, in three months before the impeachment of President Dilma Rousseff and three months after the installment of President Michel Temer. Using methodologies of content analysis and discourse analysis, mainly with Valencia Analysis Methodology and with identification of framings, were analysed 248 news of the Jornal Nacional in the considered periods, observing the scheduled subjects, the forms of approach constructed and the points of views privileged. It was identified that the Jornal Nacional conveyed a view contrary to the Dilma government and more balanced in the Temer government, and demonstrated positions aligned with those of the financial market - for example in defense of a radical cut in public spending and the approval of labor and social security reforms, despite majority opinion of the population contrary to these points. It is concluded that the Jornal Nacional, by not opening space to the contradictory, by defending government actions unwanted by the population and by modifying its position faced with the two governments, again, as in other moments of its history, did not respect what it preaches itself Rede Globo and what is expected of a company that uses a public servisse: exemption, openness to the adversary and consideration of public opinion.. In order to study all of that, it is assumed that studies on communication are related to the social sciences as a whole, insofar as they analyze the constructions, interests and contradictions of an actor endowed with strong symbolic power in the conflictive struggle to meaning construction, interpretation of reality and taking positions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEnquadramentopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectJornal Nacionalpt_BR
dc.titleMídia, Estado e Crise: agenda e enquadramentos da economia brasileira no Jornal Nacional antes e depois do impeachment da presidenta Dilma Rousseffpt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoHistoricamente às voltas com os poderes político e econômico, a grande mídia brasileira interpreta os fatos a partir de determinados interesses e pontos de vista – o que em certa medida é natural tendo em vista a impossibilidade efetiva da neutralidade. Observadas detidamente em exemplos práticos, nos textos dos repórteres, nas imagens transmitidas e nas falas das fontes, estas interpretações podem ser muito elucidativas sobre o complexo relacionamento entre os campos mídia, Estado e mercado financeiro. É neste contexto que se desenha o objetivo deste trabalho: analisar as escolhas e enquadramentos do principal telejornal da grande mídia do país – o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão – diante dos fatos da economia brasileira e de ações e omissões dos governos federais, em três meses antes do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e em três meses após a posse do presidente Michel Temer. Utilizando-se de metodologias de análise de conteúdo e análise do discurso, sobretudo com Metodologia de Análise de Valência e com identificação de enquadramentos, foram analisadas 248 matérias do Jornal Nacional nos períodos considerados, observando os assuntos agendados, as formas de abordagem construídas e os pontos de vistas privilegiados. Foi identificado que o telejornal transmitiu uma visão contrária ao governo Dilma e mais balanceada no governo Temer, e demonstrou posicionamentos alinhados com os do mercado financeiro – por exemplo em defesa de corte radical nos gastos públicos e da aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, a despeito da opinião majoritária da população contrária a estes pontos. Conclui-se que o Jornal Nacional, ao não abrir espaço ao contraditório, ao defender ações do governo indesejadas pela população e ao modificar sua postura diante dos dois governos, novamente, como em outros momentos de sua história, não respeitou o que prega a própria Rede Globo e o que se espera de uma empresa usuária de um serviço público: isenção, abertura ao contraditório e consideração da opinião pública. Para tal estudo, parte-se do pressuposto de que os estudos em comunicação se relacionam às ciências sociais como um todo na medida em que analisam construções, interesses e contradições de atores dotados de poderio simbólico na conflituosa luta de construção de sentido, interpretação da realidade e tomada de posições.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-03-21T23:18:28Z-
dc.contributor.refereeCardoso, Antônio Dimas-
dc.contributor.refereeBalsa, Casimiro-
dc.contributor.refereeCarvalho, Carlos Alberto-
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