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dc.contributor.advisorIde, Maria Helena de Souza-
dc.contributor.authorCamargo, Mônica Nogueira.-
dc.date.accessioned2024-03-21T18:27:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1287-
dc.description.abstractThe present research "The educational and professional trajectory of graduates of the quota system for Afrodescendants" investigates the trajectories covered by such graduates and the possible effects of these transformations on the contexts of professional insertion. With the purpose of answering these questions, I defined as a general objective to analyze the educational and professional trajectory of the Afrodescendants of UNIMONTES. As a result of this purpose, its specific objectives were formulated as follows: to verify the contribution of higher education, made possible by the Afrodescendant quota system, for insertion in the labor market and continuity in studies; to know the reasons that led the participants to enter higher education through affirmative action; to analyze the processes of access and permanence of the Afrodescendant (needy) quota system in UNIMONTES; to verify if the student has undergone discriminatory practices in the University and how he reacted to them; to understand the relationship between initial expectations and higher education contributions to overcoming racial inequalities. Regarding the methodology, qualitative and quantitative methods were used. The first concerns the approaches on the theoretical aspects of the Brazilian racial question and affirmative actions in higher education. Documentary analysis was also used when researching UNIMONTES internal institutional documents. The quantitative methodology ensured the accuracy of the results and their interpretation. As a tool for data collection, a questionnaire with 39 questions was sent to 45 graduates who accepted to participate in this research. The results identified a high proportion of graduates entering the labor market and working in the same training area. In addition, they provided information on income, work before and after college, continuity of studies, racism, prejudice, and discrimination.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectAções afirmativas – Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectAfrodescendentes – Cotaspt_BR
dc.titleA trajetória educacional e profissional dos egressos do Sistema de Cotas para Afrodescendentespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa - A trajetória educacional e profissional dos egressos do sistema de cotas para afrodescendentes – investiga as trajetórias percorridas por tais egressos e os possíveis efeitos dessas transformações sobre os contextos de titulação e inserção profissional. No intuito de responder a esses questionamentos, defini como objetivo geral analisar a trajetória educacional e profissional dos egressos afrodescendentes da UNIMONTES. Em decorrência dessa intencionalidade, seus objetivos específicos foram assim formulados: verificar a contribuição do ensino superior, possibilitada pelo sistema de cotas afrodescendente, para a inserção no mercado de trabalho e continuidade nos estudos; conhecer os motivos que levaram os participantes a ingressar no ensino superior através das ações afirmativas; analisar os processos de acesso e permanência do sistema de cotas afrodescendente (carente) na UNIMONTES; verificar se o estudante sofreu práticas discriminatórias na Universidade e como reagiu perante as mesmas; compreender a relação entre as expectativas iniciais e as contribuições do ensino superior para a superação das desigualdades raciais. No que se refere à metodologia, foram utilizadas a qualitativa e a quantitativa. A primeira concerne às abordagens sobre os aspectos teóricos da questão racial brasileira e ações afirmativas no ensino superior. Também foi utilizada a análise documental, quando da pesquisa de documentos institucionais internos da UNIMONTES. A metodologia quantitativa garantiu a precisão dos resultados e a sua interpretação. Como instrumento para coleta de dados, foi enviado um questionário com 39 questões para 45 egressos que aceitaram participar desta pesquisa. Os resultados identificaram elevada proporção de egressos inseridos no mercado de trabalho e atuando na mesma área de formação. Ademais, proporcionaram informações sobre renda, trabalho antes e depois da conclusão do curso superior, continuidade dos estudos, racismo, preconceito e discriminação.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-03-22T18:27:57Z-
dc.contributor.refereeAlves, Maria Railma-
dc.contributor.refereeAbreu, Ilva Ruas-
dc.contributor.refereeSantos, Gilson Cássio de Oliveira-
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