Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Zaira Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Sales, Dimas Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T19:07:45Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1313 | - |
dc.description.abstract | The 1990s marked the context of the transformations in Brazilian higher education that came from the influences of international organizations, especially the World Bank, as a materializer of reforms coming from the Washington Consensus. With these ongoing changes, there has been an expansion of higher education in the private network and its depletion in the face-to face teaching model, a process of expansion in the public network was started in 2003 in the Restructuring of Federal Universities - REUNI, its main point of expression. The general objective of this research was to analyze the expansion of Brazilian higher education promoted by the REUNI and, specifically, its relationship with the World Bank and neoliberalism and, finally, how the National Union of Teachers of Higher Education Institutions - ANDES SN and the Association of Directors of Federal Institutions of Higher Education - ANDIFES. It is a bibliographical and documentary research that is justified by seeking to bring the theme of expansion from the perspective of social actors, a point of view still little explored on the subject in the Brazilian scenario. As results, we identified that there are neoliberal characteristics in the National Policy of Higher Education, among them, the free competition and flexibilization of labor relations that materialize in the process of expansion inaugurating a new Ethos in higher education. Regarding the social actors referred to above, their positions are antagonistic with regard to REUNI and its implications in the IFES. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Banco Mundial | pt_BR |
dc.subject | Política de educação superior | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação das Univrsidades Federais - ANDES-SN | pt_BR |
dc.subject | Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior _ ANDIFES | pt_BR |
dc.title | Princípios neoliberais na política de expansão do Ensino Superior: as posições do ANDES SN e da ANDIFES sobre o REUNI | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.subject.area | Ciencias Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.subarea | Servico Social | pt_BR |
dc.description.resumo | A década de 1990 marca o contexto das transformações na educação superior brasileira advinda das influências dos organismos internacionais, com destaque para o Banco Mundial, enquanto materializador das reformas oriundas do Consenso de Washington. Com essas mudanças em curso, tem-se uma expansão do ensino superior na rede privada e, do seu esgotamento no modelo de ensino presencial, iniciou-se, em 2003, um processo de expansão na rede pública que terá no Programa de apoio aos Planos de Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, seu maior ponto de expressão. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a expansão do ensino superior brasileiro promovida pelo REUNI e, de forma específica, sua relação com o Banco Mundial e o neoliberalismo e, por fim, como se posicionaram (ou se posicionam) o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES SN e a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que se justifica por buscar trazer o tema da expansão na perspectiva dos atores sociais, ponto de vista ainda pouco explorado sobre o tema no cenário brasileiro. Como resultados, identificamos que há características neoliberais na Política Nacional da Educação Superior, dentre elas, a livre concorrência e flexibilização das relações de trabalho que se materializam no processo de expansão inaugurando um novo Ethos na educação superior. Sobre os atores sociais ora referidos, suas posições são antagônicas no que tange ao REUNI e suas implicações nas IFES. | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2024-03-23T19:07:45Z | - |
dc.contributor.referee | Amorim, Mônica Maria Teixeira | - |
dc.contributor.referee | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro | - |
dc.contributor.referee | Martins, Antônio Carlos Soares | - |
Aparece nas coleções: | Teses e Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sales, Dimas Ribeiro_Desigualdade de gênero nos_2019.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.