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Título: Princípios neoliberais na política de expansão do Ensino Superior: as posições do ANDES SN e da ANDIFES sobre o REUNI
Autor(es): Sales, Dimas Ribeiro
Orientador(ra): Vieira, Zaira Rodrigues
Membro(s) Banca: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
Martins, Antônio Carlos Soares
Palavras-chave: Banco Mundial;Política de educação superior;Neoliberalismo;Ensino Superior;Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação das Univrsidades Federais - ANDES-SN;Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior _ ANDIFES
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2019
Resumo: A década de 1990 marca o contexto das transformações na educação superior brasileira advinda das influências dos organismos internacionais, com destaque para o Banco Mundial, enquanto materializador das reformas oriundas do Consenso de Washington. Com essas mudanças em curso, tem-se uma expansão do ensino superior na rede privada e, do seu esgotamento no modelo de ensino presencial, iniciou-se, em 2003, um processo de expansão na rede pública que terá no Programa de apoio aos Planos de Reestruturação das Universidades Federais - REUNI, seu maior ponto de expressão. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a expansão do ensino superior brasileiro promovida pelo REUNI e, de forma específica, sua relação com o Banco Mundial e o neoliberalismo e, por fim, como se posicionaram (ou se posicionam) o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES SN e a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que se justifica por buscar trazer o tema da expansão na perspectiva dos atores sociais, ponto de vista ainda pouco explorado sobre o tema no cenário brasileiro. Como resultados, identificamos que há características neoliberais na Política Nacional da Educação Superior, dentre elas, a livre concorrência e flexibilização das relações de trabalho que se materializam no processo de expansão inaugurando um novo Ethos na educação superior. Sobre os atores sociais ora referidos, suas posições são antagônicas no que tange ao REUNI e suas implicações nas IFES.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1313
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