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dc.contributor.advisorCardoso, Antônio Dimas-
dc.contributor.authorOtoni, Ana Paula Carvalho-
dc.date.accessioned2024-04-03T14:15:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1321-
dc.description.abstractThis study analyzes income transfer programs to young audience - through Poupança Jovem Program - and the representations built by individuals involved in these processes. It approaches the problem of insertion of the young in society as "protagonist". The study directs the eye to the question of the ways in which the subject perceives and assimilates the elements provided by the programs; such as financial benefits, job training and human formations guided by overarching themes. The research focuses on the application of the concept of "social representations". It starts from the argument that representations are built by these subjects about the income transfer programs, legitimating discourses. It approaches the income transfer programs from their control methods, their dynamics guided by the operationalization controlled by the State. Under this scenario, it has been sought to highlight the incongruity between the ideological organization of certain programs and their actual realization, arising from the deliberations of government. In line with the national scene is the urban environment of Montes Claros / MG, which, therefore, is the locus of field research. The study in loco realized in 2012/2013 aims to verify the aspects which guides the currently interventions performed towards the young under the discourse of youth protagonism, to identify how the youth have assimilated the scholarship and their investment pretensions. We seek to investigate whether young people during the three year period in which they were assisted by Poupança Jovem realized that some courses were offered only partially and others neglected. The research discusses material and symbolic values shared in the social interactional contexts of assisted subjects, which, in turn, have reverberated into forms of representations. Finally, it seeks to understand whether Poupança Jovem Program has represented a way to promote "youth protagonism" or has contributed to the naturalization and multiplication of social inequalities. The methodology of this study was based on the applicability of questionnaires and interviews. There was evidence that the young students of the 3rd year of the public schools of the city of Montes Claros have appropriated and reproduced overwhelmingly positive representations of Poupança Jovem Program, which suggests an uncritical youthful identity reality towards the negligence of this program.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - Montes Claros - Norte de Minaspt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectDesigualdades - Montes Claros - Norte de Minaspt_BR
dc.titlePoupança Jovem: novo protagonismo ou reprodução de desigualdadespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa programas de transferência de renda para o público juvenil – através do Poupança Jovem – e as representações construídas pelos sujeitos envolvidos nesses processos. Trata a problemática da inserção do jovem na sociedade enquanto “protagonista”. O estudo direciona o olhar à questão das formas como o sujeito percebe e assimila os elementos concedidos pelos programas; tais quais benefícios pecuniários, cursos profissionalizantes e formações humanas pautadas em temáticas transversais. A investigação se debruça sobre a aplicação do conceito de “representações sociais”. Parte-se do argumento de que representações são construídas por estes sujeitos acerca dos programas de transferência de renda, legitimando discursos. Aborda os programas de transferência de renda a partir dos seus métodos de controle, das suas dinâmicas pautadas na operacionalização a cargo do Estado. Sob esse panorama, procura-se ressaltar a incongruência entre a organização ideológica de determinados programas e sua real efetivação, advindos das deliberações do poder público. Em consonância com o cenário nacional está o ambiente urbano de Montes Claros/MG, que, por este motivo, é o lócus da pesquisa de campo. O estudo in loco realizado em 2012/2013 se propõe a verificar aspectos que nortearam as intervenções exercidas atualmente junto ao jovem sob o discurso do protagonismo juvenil; identificar como os jovens assimilaram a bolsa de estudos e suas pretensões de investimento. Busca-se ainda verificar se os jovens, durante o triênio em que foram assistidos pelo Poupança Jovem, perceberam que alguns cursos foram ofertados somente de forma parcial, e outros negligenciados. A pesquisa discute valores materiais e simbólicos partilhados nos contextos sócio interacionais dos sujeitos assistidos, que por sua vez repercutiram formas de representações. Por fim, busca compreender se o Programa Poupança Jovem representou uma via para a promoção do “protagonismo juvenil” ou se contribuiu para a naturalização e multiplicação de desigualdades sociais. A metodologia deste estudo se pautou na aplicabilidade de questionários e na realização de entrevistas. Obtiveram-se indícios de que os jovens, alunos do 3º ano das escolas públicas estaduais da cidade de Montes Claros se apropriaram e reproduziram representações majoritariamente positivas acerca do Poupança Jovem, o que parece demonstrar uma realidade identitária juvenil acrítica diante das negligências deste programa.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-04T14:15:32Z-
dc.contributor.refereeCardoso, Antônio Dimas-
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