Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1323
Título: | A avaliação externa e seus resultados : implicações na prática pedagógica e no ensino da Matemática |
Autor(es): | Borges, Ana Paula Nogueira Rocha |
Orientador(ra): | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Santana, Kátia Cristina Lima |
Membro(s) Banca: | Santos, Francely Aparecida dos Lélis, Úrsula Adelaide de Barros, Giuliana de Sá Ferreira Marim, Vlademir |
Palavras-chave: | Educação;Políticas públicas educacionais;Avaliação externa;Prática pedagógica;Ensino de Matemática |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 22-Fev-2022 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar o caráter pedagógico e sociopolítico, a utilização na prática docente e as implicações dos resultados das Avaliações Externas de Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de compreender em que medida esses resultados, uma vez publicizados, são estudados e utilizados pela equipe pedagógica da escola. O aporte teórico que subsidiou as reflexões sobre as implicações sociais, políticas e pedagógicas da Avaliação Externa na prática docente e para a escola pública, especificamente no ensino de Matemática, foram referenciadas, principalmente, em Afonso (2000), Bonamino (2002), Duarte (2019), Fernandes (2009), Freitas (2004; 2007), Freitas et al (2009), Gentili (1999; 2001), Hoffman (1991), Horta Neto (2007; 2010), Luckesi (2011), Pavanello e Nogueira (2006), Moura e Palma (2008), Saviani (2013; 2020) e Shameshima (2008) e Torres (1998). O enfoque epistemológico funda-se no materialismo histórico-dialético, adotado o método dialético de investigação. Quanto aos itinerários metodológicos, realizamos análise documental, pesquisa de campo e revisão sistemática de literatura, valendo-nos da técnica de entrevista semiestruturada para coleta de informações nas escolas loci da pesquisa, situadas no município de Janaúba/MG. Os resultados obtidos apontaram que as Avaliações Externas impactam na dinâmica escolar, principalmente no (re) direcionamento da prática pedagógica. Contudo, implicam também no ranqueamento e comparação das escolas pela comunidade escolar, ocasionando, ainda, alterações no fluxo escolar, bem como nuances da ideologia neoliberal, ao estabelecer um padrão de competência a ser alcançado pelos estudantes, desconsiderando o contexto social em que estão inseridos e se submetendo à lógica da produtividade, com consequente ranqueamento das escolas participantes. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1323 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Borges, Ana Paula Nogueira Rocha_Avaliação externa e seus resultados_2022.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.