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Título: Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente sobre o campo conceitual aditivo
Autor(es): Souza, Iolanda Márcia de
Orientador(ra): Januario, Gilberto
Perovano, Ana Paula
Membro(s) Banca: Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Pessoa, Cristiane Azevêdo Santos
Palavras-chave: Educação matemática;Relação professor-materiais curriculares;Conhecimento profissional docente;Campo conceitual aditivo
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 23-Fev-2024
Resumo: Alicerçada na ideia de que materiais curriculares são importantes ferramentas projetadas para apoiar professores em sua prática, e que de sua relação com os professores pode ocorrer desenvolvimento profissional docente, a pesquisa em questão teve por objetivo analisar o conhecimento profissional docente referente ao campo aditivo a partir da relação professor materiais curriculares. À vista disso, a pesquisa é um estudo de caso em que foram selecionados três Manuais de Matemática, utilizados por três professoras atuantes nos Anos Iniciais de uma escola pública de Brasília de Minas (MG). De posse dos Manuais, foram identificados seus recursos sobre o campo conceitual aditivo que podem incidir sobre o conhecimento profissional das professoras. Considerando as orientações e propostas de tarefas presentes nos Manuais e a partir da leitura e interpretação das professoras, identificamos conceitos, procedimentos e orientações subjacentes aos Manuais lidos e interpretados por elas. Assumindo o formato multipaper, a dissertação é composta por uma introdução e três artigos que contemplam, respectivamente, os objetivos específicos: (i) Identificar e discutir recursos dos materiais, relativos ao campo aditivo, que induzem o conhecimento profissional docente em Matemática; (ii) Analisar como o conhecimento do campo aditivo incorporado aos materiais é lido e interpretado por três professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; e (iii) Discutir crenças e concepções manifestadas por três professoras ao se relacionar com conhecimentos do campo aditivo incorporados a materiais curriculares de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o referencial teórico, nos reportamos às teorizações sobre o campo conceitual aditivo, bem como sobre o conhecimento profissional docente referente ao ensino de Matemática, além de modelos de análise ao tratar da relação entre professores e materiais curriculares de Matemática. Os resultados da pesquisa tendem a apontar a presença de orientações e tarefas nos Manuais analisados que reportam ao campo conceitual aditivo. Destacamos, a partir do que foi discutido na realização do grupo focal e das entrevistas, que a relação professora-materiais curriculares é marcada pela fragilidade da leitura e interpretação, das professoras, das orientações e tarefas constantes nos Manuais, consideradas por elas como insuficientes. O uso dos Manuais é balizado pelos conhecimentos, crenças e concepções das professoras acerca do campo aditivo, assim materiais e professoras trazem elementos para a relação. A análise realizada nos direciona para o poder que o grupo focal pode assumir para a formação continuada das participantes, e de que os estudos aqui apresentados podem ser ampliados com vistas a alcançar outras nuances e questões que não foram possíveis de exploração. A exemplo disso, mais que analisar a relação professora materiais curriculares sobre o campo aditivo, fazem-se necessários estudos que contemplem o contexto particular de sala de cada uma das professoras ao realizar aulas utilizando os Manuais do professor como recurso para o ensino de Matemática.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1325
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