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dc.contributor.advisorAlmeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e-
dc.contributor.authorPrates, Isabella Tolentino-
dc.date.accessioned2024-04-04T19:24:28Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1326-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the National Curriculum Guidelines for Initial Teacher Training for Basic Education (DCNFP) and the 2019 Common National Base for Initial Teacher Training for Basic Education (BNC-Formação), considering Resolution CNE/CP nº 2/2015; the BNC Formation Opinion, of September 18, 2019; Resolution CNE/CP nº 02/2019 (BNC-Formation), its repercussions, impacts and possible developments in teacher training at Higher Education in Mathematics and Pedagogy courses at Unimontes. Thus, we started with the following question: what were the repercussions of the DCNFP for the Initial Teacher Training for Basic Education in undergraduate teacher training courses, especially Mathematics and Pedagogy at Unimontes, in the period from 2019 to 2023, considering the political, pedagogical and legal developments? The choice of timeframe is justified by the fact that, following the approval of Resolution CNE/CP nº 02/2019 (BNC-Formação), universities should adapt their degrees based on its proposal, and the deadline was initially set at two years, which was extended for another two years. This is a qualitative study, whose research methods consisted of bibliographical and field research. To carry out the research, a systematic literature review was initially used as a procedure and technique, from which the historical path of public educational policies for teacher training at national level was characterized, as well as what previous research indicates about the repercussions of the National Curriculum Guidelines in the Brazilian educational context. Secondly, documentary research was carried out, followed by interviews with a semi structured script, in order to analyze and discuss the possible consequences of implementing these regulations, especially in Mathematics and Pedagogy courses at Unimontes. The curriculum proposal was problematized in the light of the conceptions of authors of Historical Critical Pedagogy. The results show that the guidelines established by the approval of Resolution CNE/CP nº 02/2019 reproduce the pedagogy of competencies, which characterized the public educational policies of the 1990s, widely criticized for its pragmatic trends. In addition, they progressively worsen the devaluation of teachers, who become solely responsible for their professional development process. Finally, the results also contribute to the loss of curriculum autonomy with the centralization of teacher training in the development of competencies related to the Common National Curriculum Guidelines.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtherpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectFormação de professores da educação básicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDiretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: repercussões nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontespt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Humanaspt_BR
dc.subject.subareaCiência Políticapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (DCNFP) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC–Formação) de 2019, considerando a Resolução CNE/CP nº 2/2015; o Parecer da BNC–Formação, de 18 de setembro de 2019; a Resolução CNE/CP nº 02/2019 (BNC–Formação), suas repercussões, seus impactos e possíveis desdobramentos na formação docente em Nível Superior nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes. Sendo assim, partiu-se do seguinte questionamento: qual(is) foi/foram a(s) repercussão(ões) das DCNFP para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica nos cursos de licenciatura, em especial de Matemática e Pedagogia da Unimontes, no período de 2019 a 2023, considerando os desdobramentos políticos, pedagógicos e legais? A escolha do marco temporal justifica-se pelo fato de que, a partir da aprovação da Resolução do CNE/CP nº 02/2019 (BNC-Formação), as universidades deveriam adequar suas licenciaturas com base na sua proposta, sendo o prazo estabelecido, inicialmente, de dois anos, o qual foi prorrogado por mais dois anos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos métodos de investigação constituíram-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente, utilizou-se como procedimento e técnica a revisão sistemática de literatura, a partir da qual caracterizou-se o percurso histórico das políticas públicas educacionais para formação de professores em âmbito nacional, bem como deslindou-se o que as pesquisas antecedentes a essa indicam sobre as repercussões das Diretrizes Curriculares Nacionais no contexto educacional brasileiro. Num segundo momento, realizou-se uma pesquisa documental seguida de entrevistas com roteiro semiestruturado, para análise e discussão acerca dos possíveis desdobramentos da implementação dessa normatização, em especial dos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes. A problematização da proposta curricular se deu à luz das concepções de autores da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados apontam que as diretrizes instituídas pela homologação da Resolução CNE/CP nº 02/2019 reproduzem a pedagogia das competências, a qual caracterizou as políticas públicas educacionais dos anos de 1990, amplamente criticada por sua tendência pragmática. Além disso, encetam um progressivo agravamento da desvalorização dos professores, que se tornam os únicos responsáveis pelo seu processo de desenvolvimento profissional. Por fim, os resultados contribuem, ainda, para a perda de autonomia curricular com centralização da formação docente no desenvolvimento de competências relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-05T19:24:28Z-
dc.contributor.refereeSantos, Francely Aparecida dos-
dc.contributor.refereeVeloso, Geisa Magela-
dc.contributor.refereeMeira, José Normando Gonçalves-
dc.contributor.refereeMalanchen, Julia-
dc.contributor.refereeMartins, Priscila Bernardo-
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