Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1326
Título: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: repercussões nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes
Autor(es): Prates, Isabella Tolentino
Orientador(ra): Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
Membro(s) Banca: Santos, Francely Aparecida dos
Veloso, Geisa Magela
Meira, José Normando Gonçalves
Malanchen, Julia
Martins, Priscila Bernardo
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais;Diretrizes curriculares Nacionais;Formação de professores da educação básica;Pedagogia;Matemática
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 20-Out-2023
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (DCNFP) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC–Formação) de 2019, considerando a Resolução CNE/CP nº 2/2015; o Parecer da BNC–Formação, de 18 de setembro de 2019; a Resolução CNE/CP nº 02/2019 (BNC–Formação), suas repercussões, seus impactos e possíveis desdobramentos na formação docente em Nível Superior nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes. Sendo assim, partiu-se do seguinte questionamento: qual(is) foi/foram a(s) repercussão(ões) das DCNFP para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica nos cursos de licenciatura, em especial de Matemática e Pedagogia da Unimontes, no período de 2019 a 2023, considerando os desdobramentos políticos, pedagógicos e legais? A escolha do marco temporal justifica-se pelo fato de que, a partir da aprovação da Resolução do CNE/CP nº 02/2019 (BNC-Formação), as universidades deveriam adequar suas licenciaturas com base na sua proposta, sendo o prazo estabelecido, inicialmente, de dois anos, o qual foi prorrogado por mais dois anos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos métodos de investigação constituíram-se de pesquisa bibliográfica e de campo. Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente, utilizou-se como procedimento e técnica a revisão sistemática de literatura, a partir da qual caracterizou-se o percurso histórico das políticas públicas educacionais para formação de professores em âmbito nacional, bem como deslindou-se o que as pesquisas antecedentes a essa indicam sobre as repercussões das Diretrizes Curriculares Nacionais no contexto educacional brasileiro. Num segundo momento, realizou-se uma pesquisa documental seguida de entrevistas com roteiro semiestruturado, para análise e discussão acerca dos possíveis desdobramentos da implementação dessa normatização, em especial dos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes. A problematização da proposta curricular se deu à luz das concepções de autores da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados apontam que as diretrizes instituídas pela homologação da Resolução CNE/CP nº 02/2019 reproduzem a pedagogia das competências, a qual caracterizou as políticas públicas educacionais dos anos de 1990, amplamente criticada por sua tendência pragmática. Além disso, encetam um progressivo agravamento da desvalorização dos professores, que se tornam os únicos responsáveis pelo seu processo de desenvolvimento profissional. Por fim, os resultados contribuem, ainda, para a perda de autonomia curricular com centralização da formação docente no desenvolvimento de competências relacionadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1326
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.