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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1363
Título: | A escrita no Ensino Médio: o delinear dos imaginários sociodiscursivos da redação do Enem |
Autor(es): | Rocha, Lílian Karla |
Orientador(ra): | Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
Membro(s) Banca: | Lacerda, Marcelo de Miranda Lira, Joseli Ferreira |
Palavras-chave: | Imaginários sociodiscursivos;Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);Ensino de escrita |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Resumo: | O delineamento de imaginários sociodiscursivos acontece a partir da forma como os sujeitos apreendem o mundo por meio do engendramento de representações sociais. Logo, a redação do Enem imprime nos sujeitos representações que vão ser veiculadas a partir de discursos de grupos distintos que estão envolvidos com este objeto. Desse modo, o objetivo geral da presente pesquisa é analisar a construção de imaginários sociodiscursivos que circundam o processo de ensino de escrita da redação do Enem, a partir do discurso de professores de português, de estudantes do Ensino Médio e de influenciadores digitais que abordam a temática, delineando de que modo esses imaginários repercutem na prática de escrita de estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, como objetivos específicos, busca-se: i) delinear os imaginários sociodiscursivos sobre a redação do Enem, construídos por professores de Língua Portuguesa, da rede pública e privada, a fim de compreender a relação estabelecida entre saberes de crença e de conhecimento no discurso sobre o ensino de escrita dos professores; ii) traçar os imaginários sociodiscursivos sobre a redação do Enem construídos por estudantes de escolas públicas e privadas, de maneira a evidenciar como tais imaginários repercutem no processo de escrita dos estudantes e iii) analisar os imaginários sociodiscursivos que alicerçam o ensino de escrita da redação do Enem de influenciadores digitais, considerando a oferta da aprendizagem como uma mercadoria cultural fetichizada. Para analisar os discursos dessas três instâncias apontadas, será utilizada uma abordagem qualitativa descritiva, baseando-se nas teorias da Análise do Discurso, de tendência francesa, tendo como principais nomes Patrick Charaudeau (2017, 2018, 2020) e Dominique Maingueneau (2008, 2012). Como instrumento de geração de dados, tem-se o uso de questionários online e vídeos de influenciadores digitais que possibilitaram a formação de corpora pertinentes para o delineamento desses imaginários. Tal pesquisa justifica-se na importância de saber o que os agentes que circundam o processo de ensino de escrita na Educação Básica pensam sobre a redação do Enem. Além disso, sabe-se que modos de ver constroem modos de agir, logo, delinear saberes sobre a escrita pode repercutir, depois, em um trabalho mais eficaz na Educação Básica. Por fim, observou-se que o ensino de escrita é perpassado por diversos tipos de saberes, que constituem imaginários pautados em um ensino de escrita voltado apenas para o Enem. Essa protocidade em excesso causa a busca por moldes de sucesso difundidos em plataformas digitais, além de modificar a prática de professores em sala de aula para esses mesmos moldes. Ademais, os estudantes também se veem compelidos ao consumo destes moldes e formatos de sucesso, visto que esta imagem é ecoada nos discursos de influenciadores digitais. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1363 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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