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Título: Relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente em Matemática revelado no Estágio Supervisionado
Autor(es): Soares, Raíssa Caroline de Oliveira
Orientador(ra): Januario, Gilberto
Membro(s) Banca: Lopes, Lailson dos Reis Pereira
Perovano, Ana Paula
Schio, Rúbia Barcelos Amaral
Palavras-chave: Materiais curriculares;Relação professor-materiais curriculares;Integração curricular;Conhecimento profissional;Estágio supervisionado
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 22-Fev-2024
Resumo: O Estágio Supervisionado é um componente curricular que propicia a formação profissional por meio da imersão do acadêmico no futuro campo de atuação, ao oportunizar a articulação teoria e prática, envolvendo estudo e reflexões referentes aos processos de ensinar e de aprender. A pesquisa aqui retratada teve como objetivo analisar o conhecimento profissional docente, revelado no Estágio Supervisionado, de licenciandos em Matemática, a partir de sua relação com um material curricular integrador. A dissertação é organizada no formato multipaper, com a compilação de três artigos. O referencial teórico considera a proposta de integração curricular e o trabalho com projetos, bem como as dimensões do Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo, discutindo os recursos que podem induzir o conhecimento profissional docente. Em relação ao primeiro artigo, foi analisado o Manual do Professor de um material curricular integrador, avaliado e distribuído na edição de 2021 do PNLD, considerando os textos de apresentação na parte introdutória, as tarefas que compõem os projetos e os respectivos textos de orientações de ensino. Quanto ao segundo e terceiro artigos, foi feito convite a um grupo de licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros para colaborar com a pesquisa, constituindo um grupo focal, lendo, avaliando e discutindo o material curricular; foi utilizado, ainda, um questionário, após os encontros realizados, como complemento da produção de dados para o artigo três. Como resultados da investigação, identificamos que o material propõe a integração curricular como organização dos conteúdos, vista pelos licenciandos como possibilidade de romper com a lógica disciplinar e de (re)significação de seus conhecimentos e práticas a serem adotadas no exercício da docência. O material apresenta em seus textos, propriedades e relações que justificam determinados procedimentos no processo de resolução de tarefas, no entanto os licenciandos não conseguiram mencioná-los, revelando uma ausência, ou dificuldade, de conhecimento para ler e interpretar ideias fundamentais da Matemática. O grupo de licenciandos também indicou a necessidade de maior uso de representações, nas tarefas de alguns projetos integradores, como um recurso do processo pedagógico; mostrou limitações nas interpretações das orientações do Manual do Professor referentes à complexidade relativa ao problema (tarefas), embora o material apresente indicativos quanto ao estímulo dos estudantes na resolução de tarefas com alto nível de exigência cognitiva. A organização das etapas para o desenvolvimento dos projetos, no material curricular, foi considerada como uma novidade pelos licenciandos. Diante das leituras, perceberam o quanto o sequenciamento com etapas bem delineadas colabora para as práticas de ensino com projetos integradores, favorecendo a progressão da aprendizagem matemática dos estudantes.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1380
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