Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1387
Título: Direitos das mulheres e religião: o horizonte distópico alertado em O conto da Aia
Autor(es): Carvalho, Anne Marielle Castro de
Orientador(ra): Xavier, Elton Dias
Membro(s) Banca: Barbosa, Ildenilson Meireles
Rocha, Mariela Campos
Palavras-chave: Direitos das mulheres;Mulheres e religião;Religião e política - Brasil;O conto da Aia - Atwood, Margaret, 1939-. - Crítica e interpretação;Distopias na literatura
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2020
Resumo: Partindo da perspectiva de que o gênero literário distopia nos fornece elementos para (re) pensar criticamente a contemporaneidade, o presente trabalho utilizou a obra distópica “O Conto da Aia” (1985) como ponto de partida para analisar a relação entre direito das mulheres, religião e política, com a finalidade de explorar, no cenário político brasileiro, a atuação dos parlamentares cristãos, especialmente os evangélicos, em relação aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. A hipótese da pesquisa é a de que o avanço da presença de parlamentares cristãos na arena política pode significar proporcional redução dos direitos das mulheres tendo em vista a tradição patriarcal das Igrejas cristãs no que tange à emancipação feminina. Verificou-se que as investidas dos grupos religiosos, especialmente da Bancada Evangélica nas instâncias de poder político no país, têm se mostrado resistentes a todo tido de políticas públicas relacionadas à ampliação dos direitos humanos das mulheres. Em pleno século XXI, o discurso religioso vem novamente ganhando força, contando, agora, com instrumentos poderosos, como os meios de comunicação de massa, o que coloca em risco a laicidade estatal e, consequentemente, o Estado de Direito.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1387
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carvalho, Anne Marielle Castro de_Direitos das mulheres e_2020.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.