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dc.contributor.advisorCardoso, Antônio Dimas-
dc.contributor.authorAraújo, Iara Soares de-
dc.date.accessioned2024-04-09T19:16:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1404-
dc.description.abstractThis study seeks to reflect on outsourced work in the Public Service of Minas Gerais. The objective is to understand the implications of this form of work management in the public sphere for outsourced cleaning servants. In this sense, outsourcing is considered to be a non-bilateral employment relationship, as it admits a triangular employment relationship without a direct link with the borrowing company, in this case, the Public Administration. Outsourcing appears as a result of the restructuring process of the State apparatus from the 1990s onwards and becomes a strategy for reducing the costs of the public machine with the delegation of non-exclusive activities to the State's direct Administration. It is understood that this process has resulted in a serious maladjustment and weakening of labor relations, exposing outsourced workers to an unequal regime in relation to permanent workers, and has affected, above all, the way in which these workers recognize themselves or do not recognize themselves by through your practice. In this sense, the lack of recognition within a daily and collective work practice can lead to suffering at work and social invisibility. It is inferred that the precariousness of working conditions imposed by this way of hiring contributes to keeping these professionals in this zone of social invisibility. Therefore, we opted for a qualitative methodology, with theoretical and methodological foundations of the phenomenological approach, focusing for this research on outsourced workers in the cleaning sector, located on the campus of Universidade Estadual de Montes Claros/Hospital Universitário Clemente Faria. Thus, the phenomenological perspective allows an analysis of the unseen and considers the subjective experiences of these subjects made invisible in their world lived and shared among themselves, as well as the meanings they attribute to their work-related experiences.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectInvisibilidade socialpt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleA “invisibilidade social” dos trabalhadores terceirizados no serviço público: um estudo com foco nos serventes de limpezapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca refletir a respeito do trabalho terceirizado no Serviço Público de Minas Gerais. Objetiva-se compreender quais as implicações dessa forma de gestão de trabalho no âmbito público para os trabalhadores serventes de limpeza terceirizados. Considera-se, nesse sentido, ser a terceirização uma relação de trabalho não bilateral, ao admitir uma relação de trabalho triangular sem um vínculo direto com a empresa tomadora, neste caso, a Administração Pública. A terceirização aparece como uma resultante do processo de reestruturação do aparelho do Estado a partir dos anos 1990 e se torna uma estratégia para a redução de custos da máquina pública com a delegação das atividades não exclusivas da Administração direta do Estado. Compreende-se que esse processo tem acarretado um grave desajuste e enfraquecimento das relações trabalhistas, expondo os trabalhadores terceirizados a um regime desigual em relação aos trabalhadores efetivos, e, tem afetado, sobretudo, a forma como esses trabalhadores se reconhecem ou não se reconhecem por meio da sua prática. Nesse sentido, a ausência de reconhecimento dentro de uma prática laboral cotidiana e coletiva pode levar ao sofrimento no trabalho e à invisibilidade social. Infere-se que a precarização das condições de trabalho imposta por esse modo de contratação corrobora para manter esse profissional nessa zona de invisibilidade social. Por isso, optou-se por uma metodologia qualitativa, com fundamentos teóricos e metodológicos da abordagem fenomenológica, tendo como foco para essa pesquisa os trabalhadores terceirizados do setor de limpeza, lotados no campus Universidade Estadual de Montes Claros/Hospital Universitário Clemente Faria. Assim, a perspectiva fenomenológica permite uma análise sobre o não visto e considera as experiências subjetivas desses sujeitos invisibilizados em seu mundo vivido e partilhado entre si, bem como os significados que eles atribuem às suas vivências ligadas ao trabalho.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-10T19:16:41Z-
dc.contributor.refereeSantos, Gilson Cássio de Oliveira-
dc.contributor.refereeAmorim, Mônica Maria Teixeira-
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