Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1404
Título: A “invisibilidade social” dos trabalhadores terceirizados no serviço público: um estudo com foco nos serventes de limpeza
Autor(es): Araújo, Iara Soares de
Orientador(ra): Cardoso, Antônio Dimas
Membro(s) Banca: Santos, Gilson Cássio de Oliveira
Amorim, Mônica Maria Teixeira
Palavras-chave: Terceirização;Reconhecimento;Invisibilidade social;Trabalho
Área: Ciencias Sociais Aplicadas
Subárea: Servico Social
Data do documento: 2021
Resumo: O presente estudo busca refletir a respeito do trabalho terceirizado no Serviço Público de Minas Gerais. Objetiva-se compreender quais as implicações dessa forma de gestão de trabalho no âmbito público para os trabalhadores serventes de limpeza terceirizados. Considera-se, nesse sentido, ser a terceirização uma relação de trabalho não bilateral, ao admitir uma relação de trabalho triangular sem um vínculo direto com a empresa tomadora, neste caso, a Administração Pública. A terceirização aparece como uma resultante do processo de reestruturação do aparelho do Estado a partir dos anos 1990 e se torna uma estratégia para a redução de custos da máquina pública com a delegação das atividades não exclusivas da Administração direta do Estado. Compreende-se que esse processo tem acarretado um grave desajuste e enfraquecimento das relações trabalhistas, expondo os trabalhadores terceirizados a um regime desigual em relação aos trabalhadores efetivos, e, tem afetado, sobretudo, a forma como esses trabalhadores se reconhecem ou não se reconhecem por meio da sua prática. Nesse sentido, a ausência de reconhecimento dentro de uma prática laboral cotidiana e coletiva pode levar ao sofrimento no trabalho e à invisibilidade social. Infere-se que a precarização das condições de trabalho imposta por esse modo de contratação corrobora para manter esse profissional nessa zona de invisibilidade social. Por isso, optou-se por uma metodologia qualitativa, com fundamentos teóricos e metodológicos da abordagem fenomenológica, tendo como foco para essa pesquisa os trabalhadores terceirizados do setor de limpeza, lotados no campus Universidade Estadual de Montes Claros/Hospital Universitário Clemente Faria. Assim, a perspectiva fenomenológica permite uma análise sobre o não visto e considera as experiências subjetivas desses sujeitos invisibilizados em seu mundo vivido e partilhado entre si, bem como os significados que eles atribuem às suas vivências ligadas ao trabalho.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1404
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Araújo, Iara Soares de_A invisibilidade social dos_2021.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.