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dc.contributor.advisorFerreira, Maria da Luz Alves-
dc.contributor.authorCâmara, Alessandro Fonseca-
dc.date.accessioned2024-04-10T17:22:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unimontes.br/handle/1/1418-
dc.description.abstractThe emergence and development of new information, communication and media technologies reconfigure traditional forms of work performed physically in person to other forms of virtual and non-face-to-face work. In this wake, the discussion about teleworking within the distance education environment arises. The objective of this study is to analyze the working conditions and specificities involved in telework undertaken in distance learning at the Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, which is a public educational institution whose coverage area represents 42% of the State of Minas Gerais. The distance education offer at the IFNMG relies on the telework of tutors, who make up the information object of the empirical work of this work. The methodological approach starts from a qualitative-quantitative perspective, with a preponderance of quantitative data, collected through an electronic questionnaire, submitted to 100 participants, with 75 respondents. The study also had the support of methodological procedures of documental, bibliographic, bibliometric and descriptive statistics research for theoretical foundation and analysis of the findings. The dissertation was structured in three chapters, the first two being the theoretical development on the central theme and characterization of the institution and its actors, and the third chapter, dedicated to the summarization, interpretation and analysis of data, allowing, at the end of the work, a general conception of telework, as well as the tutors' telework characteristics, forms of recognition in the telework modality, the conditions and specificities of telework undertaken in distance learning at IFNMG. The theoretical discussion was mainly based on the works of Daniel Mill, Ricardo Antunes, Giovane Alves and Axel Honnet. The study was set against the backdrop of the Covid-19 pandemic, in which telework emerged and accelerated across the globe. These aspects were discussed in the body of the work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeletrabalho - Educação a distância – Análise críticapt_BR
dc.subjectTeletrabalho - Tutorpt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectDimensão – Tempo – Espaçopt_BR
dc.subjectInstituto Federal do Norte de Minas - IFNMGpt_BR
dc.titleO teletrabalho na educação a distância do Instituto Federal do Norte de Minas: uma análise críticapt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.subject.areaCiencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.subareaServico Socialpt_BR
dc.description.resumoO surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias de informação, comunicação e mídias reconfiguram as formas de trabalho tradicionais executadas fisicamente de forma presencial para outras formas de trabalho virtuais e não presenciais. Nessa esteira, surge a discussão sobre o teletrabalho dentro do ambiente da educação a distância. O objetivo deste estudo é analisar as condições de trabalho e especificidades implicadas no teletrabalho empreendido na educação a distância do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, que é uma instituição pública de ensino cuja área de abrangência representa 42% do Estado de Minas Gerais. A oferta de EaD no IFNMG conta com o teletrabalho de tutores, estes compõem o objeto de informações da empiria deste trabalho. A abordagem metodológica parte de uma perspectiva quali-quantitativa, havendo preponderância de dados quantitativos, coletados por meio de questionário eletrônico, submetido a 100 participantes, com 75 respondentes. O estudo ainda contou com o apoio de procedimentos metodológicos de pesquisas documentais, bibliográficas, bibliométricas e estatísticas descritivas para fundamentação teórica e análise dos achados. A dissertação foi estruturada em três capítulos sendo os dois primeiros, o desenvolvimento teórico sobre o tema central e caracterização da instituição e seus atores, já o terceiro capítulo, dedicado à sumarização, interpretação e análise dos dados, possibilitando, ao final do trabalho, uma concepção geral sobre o teletrabalho, bem como as características do teletrabalho dos tutores, formas de reconhecimento na modalidade de teletrabalho, as condições e especificidades do teletrabalho empreendido na Educação a Distância do IFNMG. A discussão teórica foi pautada principalmente nas obras de Daniel Mill, Ricardo Antunes, Giovane Alves e Axel Honnet. O estudo teve como pano de fundo a pandemia da Covid-19, em que houve a ampliação e aceleração do teletrabalho em todo o globo. Esses aspectos foram discutidos no corpo do trabalho.pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2024-04-11T17:22:01Z-
dc.contributor.refereeAmorim, Mônica Maria Teixeira-
dc.contributor.refereeMartins, Antônio Carlos Soares-
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