Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1437
Título: Aplicação de modelo hidrológico para detecção de áreas com potencial impacto para inundações em Montes Claros-MG
Autor(es): Boitrago, Samuel Alves
Orientador(ra): Costa, Luis Ricardo Fernandes da
Membro(s) Banca: Palhares, Ricardo Henrique
Silva, Julia Ferreira da
Palavras-chave: Urbanização;Recursos hídricos - Montes Claros (MG);Modelagem hidrológica;Sistemas de informação geográfica;São Geraldo, Córrego, Bacia - Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 2023
Resumo: Os riscos e impactos ambientais são fenômenos constituintes do espaço geográfico. A ocupação urbana acarreta imensuráveis modificações espaciais e ambientais e, por consequência, no desempenho natural dos recursos hídricos. Nesse contexto, a falta de planejamento no processo de ocupação e desenvolvimento de áreas exige despesas excessivas em infraestrutura, na tentativa de solução dos problemas de drenagem. Este estudo visa verificar possíveis impactos da urbanização na bacia do Córrego São Geraldo, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Assim, foi realizada a caracterização morfométrica por meio de ferramentas de geoprocessamento, para obtenção de dados e parâmetros necessários para modelagem hidrológica, ferramenta importante para o planejamento e gestão dos recursos hídricos, principalmente em regiões onde a urbanização leva ao aumento do uso e ocupação do solo, redução da capacidade de infiltração e aumento da impermeabilização do solo. A modelagem hidrológica foi realizada utilizando o programa computacional HEC-HMS para estimar as vazões máximas da bacia hidrográfica, sendo analisados: o cenário atual, a urbanização de 20% e 50% da região para um tempo de retorno de 50 anos, sendo obtidas as vazões estimadas de 63,90 m³/s, 79,99m³/s e 101,40 m³/s, para os três cenários, respectivamente. Já a verificação da área de inundação foi realizada no programa HEC-RAS que permitiu verificar o nível máximo de cheias na bacia a partir das características físicas e informações de vazão. Os resultados mostraram que na área urbanizada atualmente não há riscos de inundação, entretanto deve ser avaliada a interferência do Rio Vieira. Portanto, espera-se que o modelo gerado possa contribuir de forma adequada nas tomadas de decisões e previsões de cenários para a bacia estudada.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1437
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.