Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1438
Título: A configuração socioespacial do Projeto de Irrigação Gorutuba em Nova Porteirinha (MG)
Autor(es): Costa, Silviane Gasparino
Orientador(ra): Fonseca, Ana Ivania Alves
Membro(s) Banca: Vargas, Maria Augusta Mundim
Alves, Flamarion Dutra
Palavras-chave: Recursos hídricos;Estrutura socioespacial;Projeto de Irrigação Gorutuba – Porteirinha (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 17-Jul-2017
Resumo: O Projeto de Irrigação Gorutuba (PGO), localizado no município de Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais, é fruto de políticas públicas de irrigação desenvolvidas no Brasil a partir da década de 1960. Suas atividades se iniciaram em 1979, tendo a barragem Bico da Pedra como fonte hídrica aos irrigantes que se dividem entre pequenos produtores (colonos), médios e grandes empresários. Do início de suas atividades até o atual momento, o Projeto passou por diversas fases. Para o estudo desse, utilizou-se da categoria Espaço, fundamental para análise das relações da sociedade com a natureza e das relações sociais em si. Os estudos dessa categoria são baseados em Milton Santos (1985) que propõe a fragmentação do todo por meio das categorias analíticas do espaço: estrutura, processo, função e forma, sendo essas indissociáveis umas das outras no estudo do espaço. O objetivo geral destetrabalho foi analisar a estrutura socioespacial do Projeto Gorutuba e os objetivos específicos são: identificar os aspectos positivos e negativos do projeto; caracterizar o perfil dos irrigantes e conhecer os diferentes impactos gerados em Nova Porteirinha(MG) por esse projeto. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica para embasamento teórico; a pesquisa secundária foi realizada em sites institucionais e de dados estatísticos. O trabalho de campo com coleta de dados em documentos realizado na 1ª Superintendência Regional da CODEVASF e no DNOCS, ambos em Montes Claros(MG). Nas visitas in loco no Projeto Gorutuba realizaram-se entrevistas semiestruturadas e não estruturadas com auxílio do gravador. Outros dados de campo constituem-se em anotações e fotografias retiradas no PGO. Durante a construção do trabalho foram feitas diversas sistematizações que resultaram na escrita em si e na confecção de quadros, tabelas, figuras e mapas, além das transcrições dos relatos gravados para captar a essência da fala dos entrevistados. Os resultados apontam que houve mudança de produção e na diversidade dos cultivos; os cultivos que eram irrigados inicialmente com o recurso hídrico proveniente da barragem Bico da Pedra, em determinado momento, dividiu espaço com a água extraída de diversos poços artesianos e, a partir de setembro de 2017, a irrigação passará a ser feita exclusivamente com a água de fonte subterrânea.Em Nova Porteirinha(MG), de 1991 a 2000, houve um expressivo crescimento urbano, porém, no período de 2000 a 2010, essa população decresceu, tendo crescido apenas a população rural do município. Assim, percebe-se que as atividades do PGO caminharam para sua própria insustentabilidade, com a opção pelo monocultivo para exportação e pelo esgotamento da técnica que, ao não ser renovada periodicamente, tornou-se inadequada à dinâmica atual daquele espaço.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1438
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Costa, Silviane Gasparino Costa_A configuração socioespacial do projeto de irrigação Gorutuba_2017.pdf7,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.