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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1458
Título: | Relação professor-materiais curriculares: estudo na perspectiva da integração Matemática e Química |
Autor(es): | Machado, Jackelany de Souza França Durães |
Orientador(ra): | Januario, Gilberto |
Membro(s) Banca: | Mota, Janine Freitas Lopes, Rieuse Perovano, Ana Paula Ribeiro, Rogério Marques |
Palavras-chave: | Educação matemática;Educação química;Materiais curriculares integradores;Conhecimento profissional docente |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 1-Set-2023 |
Resumo: | A pesquisa aqui retratada orientou-se pelo objetivo de analisar a relação professor-materiais curriculares integradores de Matemática e Química, dando origem a essa dissertação que é organizada em formato multipaper, sendo um capítulo de introdução, dois artigos e um capítulo com as considerações finais. Os questionamentos foram orientados para conhecer a Matemática e a Química incorporadas a materiais curriculares integradores da área de Ciências da Natureza, avaliados e distribuídos no âmbito do PNLD 2021; e para discutir como duas professoras de Química leem, interpretam e avaliam materiais curriculares integradores dessa área do conhecimento. O referencial teórico reporta-se aos estudos sobre integração curricular; ao modelo do Conhecimento da Matemática e da Química Incorporadas ao Currículo (Knowledge of Curriculum Embedded Mathematics and Chemistry — KCEMC); e à relação dos professores com os materiais. Foi analisado o manual do professor e a reprodução de dois projetos no livro do estudante de um material curricular, caracterizado como Projeto Integrador, destinado ao Ensino Médio. Também foi realizada entrevista com duas professoras que ensinam Química, a partir de um grupo de discussão, com foco em suas interações com os recursos curriculares. Os resultados indicam a ausência de transparência para as professoras sobre a conceitualização de integração curricular, trabalho com projetos, organização dos conteúdos e grau de complexidade das tarefas (demandas cognitivas), tanto nos textos da parte introdutória do material quanto nos textos com orientações para o desenvolvimento dos projetos analisados, o que pode restringir o conhecimento profissional docente e implicar práticas de ensino que podem divergir dos propósitos do material curricular e comprometer as aprendizagens tanto dos professores quanto dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1458 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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