Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1494
Título: Determinação da tensão da água no solo para o manejo da irrigação do sorgo sacarino
Autor(es): Silva, Karen Marcelle de Jesus
Orientador(ra): Aspiazú, Ignácio
Membro(s) Banca: Portugal, Arley Figueiredo
Oliveira, Polyanna Mara de
Santos, Silvânio Rodrigues dos
Oliveira, Renato Mendes de
Palavras-chave: Etanol;Sorghum bicolor;Irrigação
Área: Ciencias Agrarias
Subárea: Agronomia
Data do documento: 23-Fev-2015
Resumo: A cultura do sorgo sacarino vem sendo considerada uma ótima opção, sob os pontos de vista agronômico e industrial, para a produção de etanol. Como não há informações sobre a melhor tensão da água do solo para o início da irrigação do sorgo sacarino, objetivou-se determinar em campo a tensão de água do solo adequada para o início da irrigação de quatro cultivares. Foram conduzidos dois experimentos, em Nova Porteirinha, MG, no delineamento em blocos casualizados, no esquema de parcelas subsubdivididas, em quatro repetições. Cada um dos experimentos foi constituído por seis tratamentos de tensão da água do solo (parcelas); 20, 40, 60, 80, 100 e 120 kPa, para o reinício da irrigação do sorgo sacarino, e de quatro cultivares de sorgo sacarino (subparcelas): BRS 508, BRS 509, BRS 511 e CMSXS647. Após o plantio, as parcelas tiveram a umidade do solo elevada à capacidade de campo (10 kPa), quando a partir de então foram aplicados os tratamentos. Durante o período de aplicação dos tratamentos, sempre que a tensão de água no solo atingia o limite de tensão estabelecido, o sistema de irrigação do tratamento era acionado, funcionando o tempo necessário para elevar a tensão da água do solo a 10 kPa. A quantidade de água reposta em cada irrigação foi obtida com o auxílio da curva de retenção de água do solo da área experimental. Foram avaliados a produção de massa verde, altura de plantas, volume de caldo, peso de caldo, sólidos solúveis (°Brix) e toneladas de °Brix por hectare (TBH). As diferentes tensões de água no solo, diferentes cultivares, ano agrícola e a interação entre as tensões e o ano afetaram significativamente (p?0,01 e p?0,05) as variáveis avaliadas, de acordo com o Teste F. As cultivares responderam linearmente ao aporte de água no solo. Considerando a TBH, o tratamento que proporcionou maior quantidade de °Brix por hectare foi o de 20 kPa. As cultivares BRS 511 e CMSXS647 obtiveram os maiores valores de toneladas de ºBrix por hectare nos anos de 2013 e 2014.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1494
Aparece nas coleções:Teses e Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva,KarenMarcelledeJesus_Determinaçãodatensãodaáguanosoloparaomanejodarrigaçãodosorgosacarino_2015.pdf596,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.