Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1638
Título: Análise da assistência dos pacientes oncológicos no Norte de Minas assistidos pelo ambulatório de cuidados paliativos em Montes Claros - MG
Autor(es): Carvalho, Jaqueline Rodrigues Aguiar de
Orientador(ra): Palhares, Ricardo Henrique
Silva, Wilian Toneli da
Membro(s) Banca: França, Iara Soares
Silva, Cássio Alexandre da
Catão, Rafael de Castro
Palavras-chave: Câncer - Pacientes;Cuidados paliativos;Serviços de saúde pública - Avaliação;Acesso aos serviços de saúde;Geografia da saúde pública - Montes Claros (MG)
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: Jun-2023
Resumo: A assistência aos pacientes oncológicos vem ganhando novos contornos e importância dentro da cadeia da saúde, principalmente no que tange aos serviços especializados em cuidados paliativos e seus desdobramentos, vistos como um instrumento de auxílio deste processo, tanto às famílias, quanto as equipes multidisciplinares. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, estima-se que no Brasil para o triênio 2023-2025 ocorrerão 704 mil novos casos de câncer. A Organização Mundial de Saúde afirma que das pessoas que necessitam de cuidados paliativos, somente 14% recebe o cuidado adequado, sendo que 80% desses pacientes deveriam receber os cuidados paliativos, minimizando o sofrimento em todas as dimensões. Os cuidados paliativos visam promover uma maior qualidade de vida e tratamento, não somente aos pacientes, mas as suas famílias também, e é realizado por meio de uma equipe multidisciplinar durante todo o período de adoecimento, diagnóstico, tratamento, finitude e luto. Este trabalho tem como objetivo avaliar a assistência recebida pelos pacientes oncológicos acompanhados pelo serviço de Cuidados Paliativos de Montes Claros – MG. A pesquisa tem como base o levantamento de dados, que serão norteados através da abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória, sendo que as coletas de dados ocorreram por meio de dados primários, a partir da aplicação de questionário e entrevistas, feitas aos indivíduos participantes, como também a utilização dos bancos de dados secundário da Associação Presente de Apoio à Paciente com Câncer. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, validado por meio do parecer nº 5.609.441. Em todas as etapas serão seguidos os preceitos éticos de acordo com o Conselho Nacional de Saúde determinados na Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012. Os resultados nos apresentam um conjunto de dados, que foram capazes de identificar o tipo de assistência prestada a esses pacientes oncológicos em cuidados paliativos, além de tecer uma caracterização dos mesmos, a partir de seus perfis sociodemográficos, a sua formação e composição familiar, as classes sociais que os mesmos pertencem, os aspectos ligados a religião, seu histórico clínico e os tipos de câncer mais prevalentes, além de elucidar as questões específicas sobre o processo de terminalidade e finitude.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1638
Aparece nas coleções:Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.