Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1668
Título: Fé, tradição e a cultura de um lugar: festa no Santuário Arquidiocesano do Senhor do Bonfim em Bocaiuva (MG)
Autor(es): Leite, Maria Júlia de Souza
Orientador(ra): Palhares, Ricardo Henrique
Membro(s) Banca: Silva, Cássio Alexandre da
Alves, Rahyan de Carvalho
Silva, Marcos Nicolau Santos da
Palavras-chave: Bomfim, Senhor do, Festa do;Bocaiuva (MG) - Usos e costumes;Festas religoisas;Geografia cultural;Geografia humana
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Geografia
Data do documento: 26-Abr-2024
Resumo: O município de Bocaiuva está situado ao extremo Norte de Minas Gerais, se destaca pela importante celebração popular em honra ao Senhor do Bonfim, que se constitui numa festividade que engloba atividade cultural, e eventos relacionados ao padroeiro da cidade. Esse acontecimento cultural tem atraído visitantes e foliões do Brasil durante o mês de julho, porque cria um forte vínculo entre habitantes da região e suas raízes, de modo a levar muitos bocaiuvenses que residem noutras localidades a retornarem à cidade durante o período de festividade religiosa. Este estudo tem como objetivo estudar o Espaço Vivido na cultura, por meio da festa do Senhor do Bonfim na cidade de Bocaiuva, no estado de Minas Gerais. A metodologia empregada inclui levantamento bibliográfico e investigação de documentos históricos; averiguação por meio de entrevistas de como a festa resiste ao tempo, e suas mudanças através da instalação canônica do santuário. A compreensão das origens dessa festividade tradicional em conjunto com surgimento do município favorece novas interpretações, visto que, atualmente, há uma escassez de registros documentais que detalha a história da cidade e suas tradições culturais. Portanto, esta pesquisa busca preencher essa lacuna ao trazer relevância acadêmica ao destacar a história, os valores e os costumes da população bocaiuvense, especialmente a celebração religiosa em honra ao seu padroeiro, o Senhor do Bonfim. Através da análise historiográfica, foi possível examinar os elementos que contribuem para ter a construção da identidade de Bocaiuva por meio das celebrações do Senhor do Bonfim. Em síntese, observa-se que as ressignificações dessas festividades continuam a ocorrer ao longo do tempo. O espaço festivo possui um significado profundo aos romeiros que frequentam o local por consolidar vínculo emocional e cultural entre si e suas tradições.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1668
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leite, Maria Júlia de Souza_Fé, tradição e a cultura de um lugar_2024.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.