Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1674
Título: Grande Sertão Veredas: o sertão como desvelamento da condição humana
Autor(es): Moebus, Marcelo Nilo Narciso
Orientador(ra): Oliveira, Anelito de
Membro(s) Banca: Scheibe, Fernando
Silva, Rodrigo Guimarães
Palavras-chave: Literatura brasileira;Rosa, João Guimarães, 1908-1967 – Grande Sertão Veredas – Crítica e interpretação;Heidegger, Martin, 1889-1976 – Filosofia - Literatura;Ontologia - Verdade
Área: Linguistica, Letras e Artes
Subárea: Linguistica
Data do documento: 2011
Resumo: A partir da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger, tentaremos mostrar que o Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, pode ser lido como uma experiência mitopoética da própria condição humana. Ora, para Heidegger, em sua Carta Sobre o Humanismo, de 1946, a linguagem não é apenas um instrumento de comunicação, mas a “casa do Ser, a habitação do homem”. Para ele, a linguagem poética, ao ultrapassar a dimensão do conhecimento lógico-científico, que é incapaz de compreender o Ser em sua mais profunda manifestação no mundo, é a única capaz de resgatar o homem do “esquecimento do Ser”. No seu “A caminho da linguagem”, de 1959, ele vai colocar que “Enquanto aquele que fala, o homem é: homem (...) Mas ainda resta pensar o que se chama assim: o homem”. Acreditamos que Grande Sertão é a grande tentativa rosiana de “pensar” essa questão, e que toda a invenção e experiência de linguagem - marcada pelo hibridismo, pela ambivalência, pela diluição de fronteiras – resultam de um Riobaldo impelido rumo às dobras e desdobras da existência humana, “des-ocultando” um “homem humano” marcado pela fragmentação, pelo profundo dilaceramento, pelas incertezas. Enfim, o que resulta é o “homem humano”, travessia “nonada”. E o sertão rosiano, enquanto obra poética, se apresenta como desvelamento da condição própria do homem.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1674
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moebus, Marcelo Nilo Narciso_Grande Sertão Veredas o_ 2011.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.