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Título: Episódio depressivo em estudantes do ensino médio
Autor(es): Messias, Romerson Brito
Orientador(ra): Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo
Membro(s) Banca: Pinho, Lucinéia de
Silveira, Marise Fagundes
Carneiro, Jair Almeida
Garcia, Frederico Duarte
Palavras-chave: Saúde mental;Depressão;Estudantes;Adolescente;Saúde dos estudantes
Área: Ciencias da Saude
Subárea: Saude Coletiva
Data do documento: 2019
Resumo: O quadro depressivo constitui um importante problema no contexto mundial. Essa condição atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e pode evoluir para forma incapacitante e em sua apresentação grave para o suicídio. O episódio depressivo pode se manifestar em diferentes faixas etárias. Entre os adolescentes estudantes, a frequência é elevada. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar o episódio depressivo em estudantes do ensino médio da cidade de Montes Claros - MG – Brasil. Trata-se de um estudo transversal, analítico, de abordagem quantitativa. A população foi composta por estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas do município. A coleta de dados foi realizada por equipe previamente capacitada no segundo semestre de 2016 e primeiro semestre de 2017. Utilizouse para a coleta de dados um questionário que contemplava as características sociodemográficas, escolares, ocupacionais, de estilo de vida, de relações socioafetivas e de condições psíquicas. O episódio depressivo foi avaliado por meio do Inventário de Depressão de Beck. Para investigar a prática de atividade física, consumo de alimentação balanceada, consumo de tabaco, consumo de álcool, lazer, sono, interação dialogada e interação afetiva foi utilizado o instrumento validado “Estilo de Vida Fantástico”. O questionário validado 12-Item Short-Form Health Survey foi utilizado para avaliar a qualidade de vida. Para averiguar a adicção em internet e a síndrome de burnout utilizaram-se, respectivamente, os instrumentos validados Internet Addction Test e Maslach Burnout Inventory – Student Survey. Foram realizadas análises descritivas das variáveis investigadas por meio de sua distribuição de frequência. Em seguida, foram realizadas análises bivariadas por meio da regressão de Poisson e selecionadas as variáveis que apresentaram nível de significância inferior a 0,20 para a análise múltipla, com nível de significância de 5%. Participaram deste estudo 966 estudantes. Verificou-se que 27,1% dos pesquisados apresentaram episódio depressivo associado às seguintes variáveis após análise múltipla: no bloco do nível distal, ao sexo feminino (RP = 1,91; p = 0,005); no intermediário, ao consumo de uma ou mais doses de álcool (RP = 1,30; p = 0,016), ao sono prejudicado (RP = 1,40; p = 0,006), à qualidade de vida insatisfatória no domínio físico (RP = 1,51; p<0,001), à qualidade de vida insatisfatória no domínio mental (RP = 2,86; p < 0,001), à interação afetiva prejudicada (RP = 1,90; p <0,001). No nível proximal, verificou-se que o uso problemático da internet (RP=1,39; p <0,020); a adicção em internet (RP = 1,44; p = 0,041) e a presença de síndrome de Burnout (RP = 1,40; p= 0,006) foram estatisticamente associadas ao episódio depressivo. Este estudo verificou que o episódio depressivo está presente em uma parte representativa dos estudantes de ensino médio da cidade de Montes Claros e estão associados ao sexo feminino, ao consumo de álcool, ao sono prejudicado, à qualidade de vida insatisfatória, à interação afetiva prejudicada, ao uso problemático e a adicção em internet e à presença de síndrome de Burnout. Medidas que contribuam para a promoção e proteção da saúde mental dos estudantes e que possibilitem o rastreio, o diagnóstico e o tratamento adequados de forma precoce são necessárias.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1684
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