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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1693
Título: | Saberes e práticas docentes como construção da identidade de professores do Curso de Direito da Unimontes |
Autor(es): | Nunes, Wannessa Aquino Reis |
Orientador(ra): | Santos, Francely Aparecida dos |
Membro(s) Banca: | Veloso, Geisa Magela Oliveira, Edna Guiomar Salgado Moraes, Emília Murta |
Palavras-chave: | Docência Superior;Professor Bacharel;Saberes e Práticas docentes;Curso de Direito — Unimontes |
Área: | Ciencias Humanas |
Subárea: | Ciência Política |
Data do documento: | 3-Abr-2021 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta a temática da prática docente do professor bacharel e aborda os saberes e práticas docentes dos professores do Curso de Direito. Tem como cenário a Universidade Estadual de Montes Claros — UNIMONTES, cujo Curso de Direito conta 57 anos de existência. Os docentes jurídicos são bacharéis em Direito que, por razões diversas, decidem ingressar na carreira docente, muitas vezes sem formação pedagógica, o que pode interferir na prática docente e no processo de ensino e aprendizagem. Com base nos objetivos que se pretendeu alcançar, o estudo foi desenvolvido através da análise do Projeto Político Pedagógico em vigor no Curso de Direito (2007), de 40 Planos de Ensino (2º semestre de 2019 e 1º e 2º semestres de 2020), e das informações obtidas por meio de entrevista semiestruturada realizada com 25 professores bacharéis. A abordagem é qualitativa e as informações obtidas com a pesquisa de campo associadas à análise documental foram submetidas à análise de conteúdo e aliados à fundamentação teórica, formada através da revisão de literatura especializada. Se tratando de uma pesquisa científica na área da educação, o material qualitativo é imprescindível e, considerando a prática docente como objeto, a participação ativa dos professores do Curso foi a forma mais apropriada de se pensar o processo metodológico e de construir elementos viáveis que possibilitem ao leitor mergulhar seus olhos e atenção nessa dissertação. Foi utilizado referencial teórico de Bardin (2016), Brandão (1995), Cunha (2006 e 2012), Iocohama (2015), Isaia (2006), Moreira (2001), Pachane (2006), Pimenta (1997), Pimenta e Anastasiou (2014), Saviani (2009), Silva (1999), Tardif (2000 e 2014), Tardif e Lessard (2008 e 2011), Trivinos (2019), Veiga (2005), Zabalza (2004), os quais, em conjunto com outros autores, deram suporte à pesquisa. Questionou-se o preparo e desenvolvimento profissional do professor bacharel do Curso de Direito e a influência na sua prática, sendo constatado que todos os professores dedicam-se à outra atividade profissional, havendo um equilíbrio entre aqueles que concebem ou não a docência como sua atividade principal, o que pode afetar a valorização da docência como carreira. Os resultados apresentam os saberes que orientam a prática docente do professor bacharel do Curso de Direito, os enfrentamentos e as possibilidades de encaminhamentos dados por eles de forma individual e também pela IES de forma coletiva e institucionalizada. Durante a pesquisa, foram apontadas como dificuldades mais relevantes, em primeiro, de ordem didático-pedagógicas, sendo apresentados os meios utilizados na tentativa para solucioná-las e, em segundo, a ausência de estrutura adequada e falta de recursos da IES. Os resultados demonstraram a heterogeneidade do corpo docente do Curso de Direito, que reúne professores bacharéis que carregam concepções diversas da docência superior, cada um na busca pela construção e reconstrução de sua identidade, evidenciando-se a importância da formação continuada no crescimento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no Curso de Direito. |
URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1693 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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