Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1723
Título: Grupo Escolar Gonçalves Chaves: cultura escolar e organização de tempos e espaços (1909-1938)
Autor(es): Oliveira, Gisele Cunha
Orientador(ra): Veloso, Geisa Magela
Membro(s) Banca: Santos, Francely Aparecida dos
Meira, José Normando Gonçalves
Cardoso, Cancionila Janzkovski
Palavras-chave: Grupo Escolar Gonçalves Chaves - História;Ensino primário - Montes Claros (MG) - História;Educação - Aspectos sociais - Montes Claros (MG);Escolas públicas;Escolas - Organização e administração
Área: Ciencias Humanas
Subárea: Ciência Política
Data do documento: 14-Set-2023
Resumo: A dissertação discute a Cultura Escolar e os processos de organização da instrução pública primária, tendo como lócus o Grupo Escolar Gonçalves Chaves. É uma pesquisa historiográfica com abordagem da História Cultural. O estudo tem por objetivo reconstituir faces da história do Grupo Escolar Gonçalves Chaves, discutindo desafios e dificuldades, processos e práticas que contribuíram para a constituição da Cultura Escolar na primeira instituição de Montes Claros com um novo formato de organização dos tempos e espaços escolares na instrução pública primária. O recorte temporal encontra-se situado nas primeiras decadas do século XX, circunscrevendo-se pelo período de 1909 a 1938. O problema foi estruturado pelo seguinte questionamento: De que forma o Grupo Escolar Gonçalves Chaves constituiu sua Cultura Escolar e organizou seus tempos e espaços com vistas ao processo de disciplinar e civilizar seus alunos, contribuindo para o progresso e o desenvolvimento da cidade de Montes Claros? Os procedimentos metodológicos se constituem pelo mapeamento e catalogação de fontes documentais, leitura e transcrição de informações, construção de tabelas, análise da realidade e escrita historiográfica. Dentre as fontes documentais acessadas se encontram: relatório de Inspetores de Ensino da Instrução Pública; jornal Gazeta do Norte e jornal A Palavra; Legislações do ensino; Fontes iconográficas e entrevista, oriunda da história oral temática. A análise documental seguiu processo sistemático de leitura de informações, sendo que o diálogo com outros historiadores e pesquisadores da educação permitiu captar o movimento sincrônico e diacrônico que constituiu a realidade dos primeiros grupos escolares, em seus desafios e conquistas. E, nesse processo, as categorias analíticas emergiram e orientaram a estruturação dos artigos que compõem a dissertação, organizada no formato multipaper. Foi possível construir as seguintes categorias: modernidade na instrução primária, tempos e espaços escolares, civilização e desenvolvimento, reformas educacionais, cultura de alfabetização. Concluimos que o Grupo Escolar Gonçalves Chaves foi o primeiro grupo instituído na cidade de Montes Claros oferecendo Educação pública e gratuita, tendo vivenciado dificuldades com a frequência dos alunos, o cumprimento do programa escolar, a inadequação da estrutura física. O grupo se encontra inscrito na tradição e integra o imaginário social dos montes-clarenses como uma escola de qualidade. A Cultura Escolar da instituição foi sendo composta no decurso do tempo, adotando-se o método global para alfabetizar e instituindo a prática de eventos diversos, que produzia civilização e desenvolvimento dos alunos.
URI: https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1723
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Gisele Cunha_Grupo escolar Gonçalves Chaves_2023.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.