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https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1734| Título: | Democratização da educação superior e juventude: reflexões sobre o cursinho popular Darcy Ribeiro da Rede Emancipa |
| Autor(es): | Silveira, Bárbara Sanara |
| Orientador(ra): | Brandão, Viviane Bernadeth Gandra |
| Membro(s) Banca: | Almeida, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Silva, Leni Maria Pereira |
| Palavras-chave: | Democratização da educação;Políticas educacionais;Estudantes - Vestibular;Rede Emancipa;Cursinho Popular Darcy Ribeiro, Montes Claros (MG) |
| Área: | Ciencias Humanas |
| Subárea: | Ciência Política |
| Data do documento: | 13-Dez-2022 |
| Resumo: | Esta dissertação de mestrado, no formato multipaper, concatena três artigos resultantes de pesquisas sobre o Cursinho Popular Darcy Ribeiro da Rede Emancipa, na cidade de Montes Claros, localizada no norte de Minas Gerais. O objetivo geral deste estudo é analisar as ações do Cursinho como instrumento de democratização do acesso ao Ensino Superior para a juventude norte-mineira, e quiçá de outras regiões e estados do país. Tal objetivo consolida se, uma vez que foram alcançados os objetivos em cada artigo. O objetivo geral de cada artigo está em consonância com os objetivos específicos da dissertação, que deram a origem aos três artigos, intitulados nesta ordem: “A democratização e políticas públicas de Educação Superior”; “Rede Emancipa: protagonistas das suas histórias” e “Democratização e Cursinho Popular Darcy Ribeiro da Rede Emancipa: sob um olhar da Juventude”. O estudo de pesquisa qualitativa, documental e de campo fundamentou-se teórica e metodologicamente no Materialismo histórico-dialético em virtude de sua natureza crítica, totalitária, contraditória e hegemônica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram as fichas de matrículas de 80 estudantes no ano de 2021, que declararam inscrição no programa CadÚnico do Governo Federal, além de entrevistas semiestruturadas que ocorreram de forma online pela plataforma Google Meet. O lócus das pesquisas é o Cursinho Popular Darcy Ribeiro da Rede Emancipa, da cidade de Montes Claros-MG. O primeiro artigo evidenciou resultados de que a Educação, em seu contexto sócio-histórico, é um instrumento de protagonismo dos sujeitos com poder de transformação, o que contribui com a mudança pessoal, a partir da troca de conhecimentos. Isso tende a reverberar na realidade em que estão inseridos, bem como em seus novos ciclos de vida. No segundo artigo, os resultados apontam que o período pandêmico da COVID-19 acentuou as dificuldades dos alunos na preparação para as provas, pois a suspensão das atividades presenciais demandou insumos físicos, como computadores, e instalação de internet. Nessa análise evidenciamos que, apesar dos impasses, os jovens buscam, além de aprovação no vestibular, ajudar a construir um movimento social e político. No terceiro artigo, constatamos que as práticas educacionais do Cursinho Popular Darcy Ribeiro retomam e reforçam o pensamento da educação popular e libertadora de Paulo Freire, tornando-se um importante instrumento de luta e resistência de democratização do Ensino Superior. É urgente e necessário que todos os princípios da educação emancipatória propostos por Freire estejam em vigor nesses espaços, não se limitando apenas a um esperançar sem ação. Desse modo, a partir dos resultados e das análises dos artigos, concluímos que este estudo apresenta possibilidades para novos estudos e outras pesquisas. |
| URI: | https://repositorio.unimontes.br/handle/1/1734 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações |
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